Pular para o conteúdo
CapacitaçõesEventosTCE-RO

ESCon abre inscrições para o curso on-line “Avaliação de Políticas Públicas: Abordagem Geral”

Com um total de 20 horas, a capacitação será realizada na modalidade remota, por meio do Microsoft Teams, com aulas no período da tarde (14 às 18 horas)

A Escola Superior de Contas (ESCon) realiza, no período de 9 a 13 de agosto, o curso “Avaliação de Políticas Públicas: Abordagem Geral”, atividade que integra as ações do Programa de Formação aos Jurisdicionados do Tribunal de Contas (TCE-RO, com base no Mapeamento de Irregularidades (Sistema SPJe).

Com um total de 20 horas, a capacitação será realizada na modalidade remota, por meio do Microsoft Teams, com aulas no período da tarde (14 às 18 horas), estando, assim, alinhada ao princípio da continuidade dos serviços prestados pela administração pública, uma vez que possibilita aos participantes estarem em seus ambientes de trabalho no período da manhã.

As inscrições só podem ser feitas, exclusivamente, pelo portal da Escola Superior de Contas, neste endereço: https://sophos.tcero.tc.br/. As vagas para o curso, que é aberto à participação de todos os jurisdicionados, são limitadas.

OBJETIVO E EMENTA

De acordo com a Escola Superior de Contas, o principal objetivo é apresentar conceitos teóricos quanto à avaliação da política pública, discorrendo sobre a institucionalização e tomada de decisão a respeito de políticas públicas.

Já a ementa do curso traz desde o diagnóstico do problema à estratégia de avaliação, contemplando ainda: monitoramento e controle; contextualização e ciclos das políticas públicas; desenho e institucionalização (caracterização) da política pública.

Outros pontos relativos à política pública a serem abordados são: análise de alternativas e tomada de decisão (mapa de determinantes); formação da agenda (estratégia de construção de confiança e suporte); estruturação da governança e gestão (estratégia de implementação); alocação e gestão de recursos orçamentários e financeiros; finalizando com monitoramento e controle da política pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo