Pular para o conteúdo
DestaqueEventosTCE-RO

TCE-RO lança o projeto para Avaliação Diagnóstica dos estudantes das redes municipais de ensino

Até o momento 18 redes se inscreveram na ação realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO); prazo se encerra na próxima quarta-feira (15/9)

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na última quarta-feira (8/9), o 1º Encontro Técnico de Avaliação Diagnóstica com a participação de diversas redes municipais de ensino. Até o momento 18 redes se inscreveram e o prazo se encerra na próxima quarta-feira, 15 de setembro.

As inscrições devem ser realizadas pelo Dirigente de Educação da Rede preenchendo o formulário disponível neste link: https://survey.zohopublic.com/zs/mwBUeB

Clique no link acima para assistir à íntegra do evento

ABERTURA

O conselheiro Paulo Curi Neto, presidente do TCE-RO, externou sua confiança em relação à adesão das redes ao projeto Avaliação Diagnóstica

Na abertura do evento, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Paulo Curi Neto, falou da importância da avaliação diagnóstica para o retorno às aulas presenciais e lembrou que a equipe técnica do TCE irá auxiliar as redes municipais a fazer a interpretação dos dados para que, assim, possam implementar suas ações.  “Acreditamos que teremos ampla adesão e resultados expressivos”, afirmou.

Destacou ainda que a suspensão prolongada das atividades presenciais impôs severos retrocessos na aprendizagem e também riscos de evasão escolar. Pensando nisso, o TCE-RO tem priorizado a educação em suas ações de controle, tanto na fiscalização como no apoio à gestão, por meio de programas de formação, mentoria e acompanhamento focado em resultados.

A presidente da Undime de Rondônia, Luslarlene Fiamett, em sua fala no evento

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RO), Luslarlene Fiamett, disse que apoia a iniciativa, e elogiou o trabalho do TCE-RO nesse momento de pandemia. Salientou a importância dessa avaliação para que os municípios tenham o diagnóstico no que se refere ao alunado e possam direcionar o planejamento de seus processos de ensino-aprendizagem para as deficiências encontradas.

O técnico da Secretaria de Planejamento do TCE-RO, Vinícius Moraes, informou como se dará a realização da avaliação diagnóstica. Explicou que o foco é avaliar os resultados e elaborar o Plano de Trabalho para a plena retomada das aulas presenciais.

O técnico da Seplan/TCE-RO, Vinicius Moraes, esclareceu pontos da ação

Disse ainda que a avaliação abrangerá os alunos do 2º ao 9º ano fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Avaliar é a nossa fotografia para obter a identidade dos estudantes. O papel do TCE-RO é a mentoria e a execução é dos municípios”, acentuou.

Também foram disponibilizados materiais para a impressão e planejamento por parte das redes:

Os materiais para impressão podem ser acessados clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1zAGFlvBa79XY9Zi_bKErxV4oXHBHsAHH?usp=sharing.

Já os materiais de apoio ao planejamento estão disponíveis aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1jIwMoAufvHy78zwaA5figwtgCcgSBnLq?usp=sharing.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo