Pular para o conteúdo
DestaqueTCE-RO

No Dia dos Tribunais de Contas, TCE-RO revela ações e números em defesa dos cofres públicos

O Dia Nacional dos Tribunais de Contas, comemorado nesta quarta-feira (17 de janeiro), visa prestar homenagem a instituições imprescindíveis na administração pública.

Em razão do seu papel de controlar e fiscalizar os gastos públicos, os Tribunais de Contas têm um único objetivo: a fiscalização da aplicação desses recursos e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

A comemoração ocorre nesta data devido à instalação em 17 de janeiro de 1893 da primeira Corte de Contas do país, o Tribunal de Contas da União (TCU), criado pelo então ministro da Fazenda, Rui Barbosa.

Em Rondônia, atua o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). No exercício de sua função, o órgão tem contribuído fundamentalmente para avanços e melhorias na administração pública do Estado e dos municípios.

Destaca-se, entre outras ações, seu papel como órgão fiscalizador, preventivo, pedagógico – neste caso, com a realização de cursos, fóruns, seminários, palestras e outras atividades para seus servidores e também os de outros órgãos públicos.

CONTROLE EXTERNO ORIENTADO POR DADOS

Para a gestão 2024/2025, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia prevê, em sua gestão, quatro macrodiretrizes, a começar do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

Trata-se de um avanço na atuação do TCE-RO, introduzindo uma abordagem inovadora e eficaz no controle e na fiscalização dos recursos públicos. Para tanto, está estruturado em três pilares: dados, pessoas e tecnologia.

Isso permitirá analisar informações de forma racional, estruturada, segura, assertiva, verticalizada e antecipada. Poderá, assim, identificar padrões, riscos e oportunidades de melhorias contínuas, que, por sua vez, refletirão em toda a atividade administrativa sob a fiscalização do Tribunal.

O CEOD também se harmoniza com outras três prioridades definidas no Plano de Gestão 2024/2025 do TCE-RO: a Valorização Material dos Servidores, a Indução para Efetividade das Políticas Públicas e a Promoção da Integridade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo