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TCE-RO realiza formação continuada com gestores escolares da rede de Porto Velho

O encontro teve como foco o fluxo de acompanhamento do programa, assim como destacar o papel estratégico do gestor no engajamento da equipe e conhecer os desafios enfrentados por eles

Dando continuidade às ações de implementação do Programa Alfabetiza Porto Velho, as especialistas do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Rita de Cássia Paulon e Suely Amaral, realizaram nessa quarta-feira (20/10), no anfiteatro da Secretaria de Educação (Semed) de Porto Velho, o primeiro encontro presencial de formação continuada com a participação dos gestores escolares.

Neurociência e alfabetização com a especialista Suely Amaral

O encontro teve como foco o fluxo de acompanhamento do Programa Alfabetiza Porto Velho, assim como destacar o papel estratégico do gestor no engajamento de sua equipe para a implementação do programa e conhecer os desafios enfrentados pelos gestores.

As consultoras também apresentaram dados e informações relevantes do Livro Online – Educação em Movimento, lançado em setembro deste ano pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O acesso ao livro da Fundação Santillana e Undime pode ser feito pelo endereço eletrônico https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/educacao-em-movimento/

Encontro com supervisores escolares na sede da Escola Superior de Contas do TCE-RO

Dentre os dados trazidos no livro Educação em Movimento, as especialistas destacaram o preocupante patamar de que 1,5 milhão de crianças e adolescentes que não frequentavam a escola, via remota ou presencial, em novembro de 2020, e que outros 3,7 milhões não conseguiram estudar em casa. Desse total, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos. “A exclusão atingiu principalmente os mais vulnereis e acentuou ainda mais as desigualdades socioeconômicas no mundo”, salientaram as especialistas.

Instruções foram repassadas aos supervisores escolares

Outro ponto discutido desse levantamento é o de que 71,3% de crianças e adolescentes negros e indígenas ficaram sem acesso à escola, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. “Manter o vínculo e acompanhar a frequência dos estudantes tornou-se um dos principais desafios dos dirigentes municipais e gestores escolares e a busca ativa escolar é uma estratégia de extrema importância para 2021”, destacaram.

SUPERVISORES ESCOLARES

Coordenadora do programa explicando aos supervisores o uso dos instrumentais do programa

Na quinta-feira (21/10) e nesta sexta-feira (22/10), o encontro de formação continuada conta com a participação dos supervisores escolares. São retomados nesse encontro o fluxo de acompanhamento de gestão e monitoramento dos indicadores do programa e a discussão e detalhamento sobre a aplicação dos ferramentais que já estão sendo utilizados.

Durante o evento a especialista em educação, Suely Amaral, tem feito um aprofundamento sobre a alfabetização na perspectiva da ciência da leitura e reflexão sobre os aspectos envolvidos no acompanhamento de sala de aula.

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