Pular para o conteúdo
EventosProfazTCE-RO

Em comemoração ao Dia da Bandeira, Profaz e Adesg realizam palestra “Amazônia – Soberania ameaçada”

A palestra será ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Benedito Antônio Alves, que é coordenador-geral do Profaz

Em comemoração ao Dia da Bandeira, o programa Profaz – ação de governança multinível que congrega instituições públicas, privadas e do terceiro setor – e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) realizam no dia 19 de novembro, às 18h30, em Porto Velho, a palestra “Amazônia – Soberania Ameaçada”.

A atividade será ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Benedito Antônio Alves, que é coordenador-geral do Profaz, e tem como público-alvo acadêmicos, estudiosos e servidores públicos interessados no assunto, sendo aberta à participação de toda a sociedade rondoniense.

Os detalhes sobre o evento foram debatidos em encontro realizado nessa terça-feira (9/11), envolvendo representantes do Profaz e da Adesg, na sede do Tribunal de Contas.

Participaram, pelo Profaz, o próprio conselheiro Benedito Alves, coordenador-geral do programa, e o coordenador executivo, auditor de controle externo do TCE-RO, Marc Uiliam Reis. Já pela Adesg, participaram o delegado regional em Rondônia, Jacob Pereira Rebouças, e a coordenadora de cursos Sandra Aparecida Angeli.

DIA ESPECIAL

Além de celebrar o Dia da Bandeira – grande símbolo nacional –, a palestra Amazônia – Soberania Ameaçada busca conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo. O bioma amazônico ocupa 60% do território brasileiro, abrangendo ainda outros oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

A Amazônia brasileira abrangendo 7  milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, constituindo-se em um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade. Os rios amazônicos comportam cerca de 20% da água doce do mundo e a floresta constitui importante estoque de gases responsáveis pelo efeito estufa. A região abriga, atualmente, pelo menos 30 milhões de pessoas.

ADESG, PROFAZ E PALESTRANTE

A Adesg reúne diplomados oriundos da Escola Superior de Guerra (ESG), um instituto de altos estudos e pesquisas no campo da segurança e defesa nacional. Tem por finalidade articular e consolidar conhecimentos voltados ao exercício das funções de assessoramento e planejamento da segurança nacional, no âmbito do Ministério da Defesa.

Já o Profaz é uma ação de governança conjunta, aprovada por meio da Lei Estadual n. 4.222, de 18 de dezembro de 2017. Tem como instituições partícipes o TCE-RO, a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, o Sebrae Rondônia e a Unir, além de parceiros, como o Poder Judiciário, o Ministério Público estadual e de Contas, as Receitas (Federal, Estadual e Municipais), a Arom, a Ucaver, entre outros.

O programa está assentado em quatro pilares: modernização, atualização e consolidação da legislação tributária municipal; identificação e orientação à exploração da vocação econômico-sustentável do município e da região onde se encontra; redução da burocracia visando maximizar a instalação e fixação de empreendimentos; e regularização fundiária e utilização da TI voltados à produção que respeite o meio ambiente.

Tem na coordenação-geral o conselheiro Benedito Alves, que é doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí-SC (Univali) e é pós-doutorando pela mesma instituição.

É estudioso de assuntos relativos à governança e à sustentabilidade, além de áreas como a tributária e a fiscal. É ainda, autor e coautor de obras jurídicas; membro da Academia de Letras de Rondônia; conferencista e professor acadêmico.

Foi condecorado no ano de 2016 com o Prêmio Chico Mendes, categoria Sociedade Civil, pelos trabalhos científicos desenvolvidos nas Unidades de Conservação de Rondônia, inseridas no Bioma Amazônia.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo