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Mobilização para alavancar a educação em Rondônia é tema de visitas de membros do TCE aos municípios do Vale do Jamari

O ciclo de reuniões técnicas contou com a participação do Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto e do Conselheiro Edilson de Sousa Silva, relator das contas dos municípios da região do Vale do Jamari

Visando mobilizar prefeitos e vereadores dos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Cacaulândia, Monte Negro e Rio Crespo, que integram o Bloco I do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Tribunal de Contas (TCE-RO), foram realizados encontros técnicos presenciais nas respectivas redes, para tratar das diretrizes do programa, dos avanços obtidos, do planejamento para 2022 e, em especial, dos principais desafios enfrentados para implementação da política de alfabetização.

O ciclo de reuniões técnicas iniciou-se na última segunda-feira (7/3), estendendo-se até quarta-feira (9/3), e contou com a participação do Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto, e do Conselheiro Edilson de Sousa Silva, relator das contas dos municípios da região do Vale do Jamari, assim como de gestores dos municípios visitados.

Durante os encontros, foi citado que o Plano Estratégico 2021/2028 do Tribunal de Contas tem como uma de suas prioridades a educação com foco na alfabetização. “Dentre as várias ações constantes do extenso plano de atuação do Tribunal, está o Programa de Alfabetização na Idade Certa, cuja execução exige a adoção de práticas de governança e gestão que dependem de articulação e cooperação de todos os atores, em especial, dos agentes políticos locais”, disse o Conselheiro Presidente.

Também o Conselheiro Edilson Silva enfatizou o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas junto às redes de ensino, uma parceria que, segundo ele, tende a proporcionar uma mudança radical no atual quadro educacional. “Não tenho dúvida que essa ação será referência na educação, mas precisamos de que todos abracem o Programa de Alfabetização e sonhem conosco”, acentuou.

Ainda durante as visitas, os gestores municipais e puderam falar sobre as ações que têm sido efetivadas dentro do PAIC, contando ainda com a participação da equipe de especialistas do TCE-RO.

META

Considerando o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para cada ano escolar, a meta dos municípios é de que, até o final deste ano, 85% dos alunos sejam alfabetizados no 1º ano e 100% dos alunos sejam alfabetizados no 2º ano e no 3º ano (leitor fluente). Para tanto, serão aplicadas avaliações nos meses de junho e novembro deste ano.

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