DestaqueEventosMPCTCE-RO

Assembleia de Rondônia concede sua honraria máxima a Conselheiro do TCE

O Conselheiro Edilson de Sousa Silva recebeu nesta sexta-feira a Medalha do Mérito Legislativo; propositura é de autoria do Deputado Alan Queiróz

Sob clima de forte emoção, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva, recebeu na manhã desta sexta-feira (10/6), em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RO), a Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual.

A propositura, de autoria do Deputado Estadual Alan Queiróz, teve o objetivo de prestar reconhecimento da trajetória do homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia.

Bastante prestigiada por representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, a sessão solene também serviu para a entrega, “in memorian”, da Medalha do Mérito Legislativo, ao Professor Vítor Hugo, renomado educador e historiador de Porto Velho, na oportunidade representado por sua viúva, a também Professora Auxiliadora Lobato, além de familiares.

Deputado Alan Queiróz, proponente das Medalhas do Mérito Legislativo entregues ao Conselheiro Edilson Silva e ao Professor Vitor Hugo (“in memorian”)

Abrindo os trabalhos, o Deputado Alan Queiróz, ao falar dos homenageados, lembrou que, no caso do Conselheiro Edilson, a propositura, aprovada no Plenário daquela Casa de Leis, materializava o desejo dos próprios servidores, que se sentem orgulhosos e sempre fazem questão de repassar aos mais novos a informação de que o Conselheiro Edilson Silva foi colega na Assembleia, onde ingressou em 1983, no primeiro ano de funcionamento do Parlamento Estadual, Edilson de Sousa Silva desempenhou as funções de Chefe de Departamento, Assessor de Deputado e a Chefia de Gabinete da Presidência.

Disse ainda de sua satisfação, juntamente com os demais deputados, em homenagear um Membro do Tribunal de Contas, Instituição que se confunde com a própria história do Estado de Rondônia, em razão de sua imensurável importância, não só no aspecto fiscalizador, mas também ético, pedagógico e orientador.

PRONUNCIAMENTOS

O Sub-Defensor Público Geral, Diego de Azevedo

As autoridades que compuseram a mesa de honra da sessão solene também destacaram aspectos pessoais e profissionais dos homenageados. O Sub-Defensor Público Geral Diego de Azevedo Simão disse que a Defensoria Pública do Estado reconhece o grande trabalho do Conselheiro Edilson Silva, uma “figura que agrega, exemplo de homem público”.

Representando o MP-RO, o Promotor de Justiça Alexandre Jésus

Também o Promotor de Justiça, Alexandre Jésus Santiago, representando o Ministério Público Estadual (MP-RO), lembrou que o homenageado “vai além das portas do TCE, pois é comprometido com o Estado e todas suas instituições, as quais busca valorizar a todo custo, valorizando, via de consequência, seus servidores e a própria sociedade”.

Pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), falou o Procurador-Geral Adilson Moreira de Medeiros, que, entre outros pontos, parabenizou a iniciativa da Assembleia em reconhecer e fazer justa e merecida homenagem ao Professor Vitor Hugo e ao Conselheiro Edilson Silva.

O Procurador-Geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros, em seu pronunciamento

“Quanto ao Conselheiro Edilson, temos laços de amizade que nos unem desde que ingressei no Tribunal de Contas, em 1995, como Auditor de Controle Externo. E fico feliz de saber que essa homenagem não partiu apenas dos deputados, mas dos servidores desta Casa, que está no DNA do Conselheiro Edilson. Ele aqui deixou uma grande contribuição”, acrescentou.

Também o Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, representando o TCE-RO, expressou a satisfação da Corte em ter como homenageado um de seus agentes públicos: “Muito me orgulha poder falar do Conselheiro Edilson, já que o acompanho de longa data, e reconheço seus predicados: sempre ávido por conhecimento, desenvolver suas habilidades e, assim, construiu sua carreira também no TCE, onde, entre outros cargos, foi presidente por dois mandatos”.

O Conselheiro José Euler, representando o TCE-RO, em seu discurso durante a solenidade

Citou ainda a grande contribuição dada pelo Conselheiro Edilson Silva ao Sistema Tribunais de Contas, em especial durante sua gestão como Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), assim como na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da qual é o atual Vice-Presidente Executivo e Coordenador Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

O Poder Judiciário Rondoniense, que compareceu em grande número de desembargadores e juízes, se fez representar nos pronunciamentos pelo seu Presidente, Desembargador Marcos Alaor: “Edilson é justo, honesto, batalhador, ama este Estado mais do que o próprio Maranhão, onde nasceu. É um exemplo para todos nós, que atuamos na administração pública”.

De igual modo, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Desembargador Paulo Kiyochi Mori, citou a atuação proeminente do Conselheiro Edilson Silva por ocasião do início da pandemia, onde, demonstrando grande espírito público, conseguiu agregar os Poderes e Órgãos do Estado para que enfrentassem os obstáculos e dificuldades do período pandêmico.

Também o Desembargador Roosevelt Queiróz, decano do Poder Judiciário, falou das profícuas parcerias envolvendo o TJ-RO e o TCE-RO, quando os dois então exerciam as Presidências das respectivas Cortes. “Ressalto especialmente o espírito público do Conselheiro Edilson, pelo que representa para o Estado. Por isso é uma homenagem bastante justa”, acentuou.

A Juíza Euma Tourinho, Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON), lembrou que o homenageado é um “gestor nato e visionário como poucos, onde coloca as benditas mãos projetos são criados e executados e soluções apresentadas, citando, em especial, o Movimento SOS.RO, que uniu diversas entidades rondonienses na arrecadação e distribuição de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal e máscaras de proteção para famílias em situação de fragilidade social frente à pandemia.

HOMENAGEADO

O Conselheiro Edilson de Sousa Silva em discurso emocionado na ALE

Antes do Conselheiro Edilson, falou em vídeo-depoimento sua esposa, Carla Silva, que, entre outros pontos, lembrou que, com ousadia e perseverança, o homenageado se tornou um homem bem-sucedido: “Nunca se dá por vencido ante os obstáculos. É aquele que inspira, que acredita, tem o dom especial de descobrir novos talentos, e que nesse desejo possa permanecer, com fé e esperança, que serão seus combustíveis. O futuro lhe reserva coisas muito maiores”.

Visivelmente emocionado, após receber das mãos do Deputado Alan Queiróz a Medalha do Mérito Legislativo, o Conselheiro Edilson Silva pautou sua manifestação no agradecimento: aos deputados, pela concessão da honraria, bem como aos servidores da Assembleia, pelo apoio; às autoridades presentes, pelo apoio em sua trajetória; ao TCE, por seus membros e servidores, pela confiança e companheirismo; e a todos os demais entes da administração pública.

Tomado de emoção e gratidão, fez questão de destacar a homenagem póstuma ao Professor Vitor Hugo. “Recebo com muita gratidão esta medalha, e mais ainda pois a recebo juntamente com quem é muito merecedor dela: o saudoso Professor Vitor Hugo, e quem somos nós e onde estaríamos não fossem os professores. Eles nos ajudam a escrever cada página do livro da nossa vida. Ensinando do be-à-bá ao doutorado; a escola é a segunda família. Em casa, a educação começa, e na escola tem continuidade”, frisou.

Ainda em tom de agradecimento pelas palavras a ele dirigidas pelas autoridades que passaram pela tribuna de honra, ao se despedir, citou, como um resumo de sua vida, os versos da canção “Gente humilde”, de autoria do compositor Chico Buarque, especialmente em seus primeiros versos:

“Tem certos dias/ Em que eu penso em minha gente / E sinto assim / Todo o meu peito se apertar/ Porque parece / Que acontece de repente/ Feito um desejo de eu viver / Sem me notar”.

Clique no link acima para assistir à cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Legislativo ao Conselheiro do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, e ao Professor Vítor Ugo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo