DestaqueEventosParceirosTCE-RO

Programas PAIC e Alfabetiza Porto Velho promovem formação para supervisores de escolas da Capital

O encontro tem como intuito compartilhar os resultados educacionais e práticas pedagógicas efetivadas ao longo do ano dentro do programa, entre outros aspectos

Supervisores escolares da rede municipal de ensino de Porto Velho participam até esta terça-feira (16/8) de mais uma etapa de formação do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO). 

O encontro, aberto nessa segunda-feira (15/8), nas dependências da Escola Superior de Contas (ESCon), tem como intuito compartilhar os resultados educacionais e práticas pedagógicas efetivadas ao longo do ano dentro do programa, entre outros aspectos. 

PARCERIA

No âmbito da capital, a parceria com o TCE-RO e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) resultou na criação do Programa Alfabetiza Porto Velho, que tem como objetivo a plena alfabetização dos alunos até o final do 3º ano escolar.

“O TCE-RO tem nos dado todo o aporte através de profissionais que trabalham conosco, ou seja, uma consultoria para o programa. Os nossos supervisores e professores estão sempre comprometidos com a educação e em cumprir o nosso objetivo”, destaca Fernanda Souza, coordenadora do Programa Alfabetiza Porto Velho. 

PAIC 

A professora Rita Paulon falou da importância da adesão das redes municipais de ensino ao Programa PAIC

Já o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa do TCE-RO em parceria com as redes de ensino dos municípios de Rondônia. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e consolidação da Política de Alfabetização na Idade Certa. 

“Estamos em 34 municípios parceiros compartilhando um conjunto de estratégias, que são implementadas no PAIC, por meio de formações continuadas, avaliações sistemáticas, sistema de monitoramento e indicadores. Todos esses recursos são voltados para o aperfeiçoamento da política de alfabetização”, explica Rita Paulon, consultora da área de educação do TCE-RO.

Algumas das propostas futuras do PAIC é o processo de expansão para outros municípios, com a principal meta de englobar todo o Estado. A avaliação de impacto também é outra proposta implementada no programa, e que vai envolver um grande número de escolas dos diversos municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo