TCE-RO recebe visita da Comissão de Garantia da Qualidade do MMD-TC da ATRICON
A visita técnica, que se estende até esta terça-feira (6/9), conta com a participação de membros da equipe do MMD-TC e visa coletar evidências para avaliação quanto ao trabalho realizado pela Corte de Contas rondoniense
Foram abertos nesta segunda-feira (5/9) os trabalhos da Comissão do Projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) junto ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
A visita técnica, que se estende até esta terça-feira (6/9), conta com a participação de membros da equipe do MMD-TC e visa coletar evidências para avaliação quanto ao trabalho efetivado pela Corte de Contas rondoniense.
Realizado pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o MMD-TC objetiva fortalecer o Sistema de Controle Externo e contribuir para que os Tribunais de Contas aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência.
As visitas serão realizadas em todos os 33 órgãos de controle do país e acontecem até o dia 30 de setembro.
PRESIDÊNCIA
Na abertura dos trabalhos, a Comissão foi recepcionada pelo Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto. Na oportunidade, o Conselheiro-Substituto Jaylson Fabianh, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), membro da Comissão do MMD-TC, destacou a iniciativa do TCE-RO quanto ao desenvolvimento do Sistema Aprimore.
Essa ferramenta é utilizada pelo MMD-TC para a inserção dos dados referentes as avaliações realizadas nos Tribunais de Contas. Assim, de forma automatizada, faz o tratamento estatístico das informações adicionadas, com a indicação dos pontos a serem destacados por cada uma delas.
“Agradecemos ao Presidente Paulo Curi, que sempre foi um entusiasta das ações da Atricon, especialmente quanto à melhoria no sistema. Não poderíamos deixar também de agradecer ao Conselheiro Edilson Silva, em reconhecimento ao empenho durante a coordenação da implementação do Sistema Aprimore”, disse o Conselheiro-Substituto Jaylson Fabianh.
Além dele, estiveram presentes na reunião de abertura o Conselheiro do TCE-PI, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, e a Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Sabrina Nunes Locken. Participam ainda da visita técnica, os Auditores de Controle Externo Bruno Cavalcanti (TCE-PI) e Karina Menezes Franco, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
Também participaram da reunião os auditores representantes da Fundação Vanzolini, Leopoldo Santana Luiz e Fabrício Assis Carvalho. O papel de ambos consiste na realização da auditoria em relação ao trabalho realizado pelos Tribunais de Contas para fins de certificação.
PLANO DE AÇÃO
Dentro do Plano de Ação a ser realizado nos dois dias de visita, os integrantes da Comissão irão avaliar, dentre outros processos, as atividades realizadas pela Comissão de Avaliação (CA) e da Comissão de Controle de Qualidade (CGQ) do TCE-RO.
Ao final, será entregue um relatório parcial da Comissão ao Coordenador da CQG, com registros relativos aos resultados médios obtidos, os pontos fortes e fracos, além de boas práticas implementadas pelo Tribunal de Contas.