Pular para o conteúdo
DestaqueInstitucionalTCE-RO

TCE-RO recebe visita da Comissão de Garantia da Qualidade do MMD-TC da ATRICON

A visita técnica, que se estende até esta terça-feira (6/9), conta com a participação de membros da equipe do MMD-TC e visa coletar evidências para avaliação quanto ao trabalho realizado pela Corte de Contas rondoniense

Foram abertos nesta segunda-feira (5/9) os trabalhos da Comissão do Projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) junto ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

A visita técnica, que se estende até esta terça-feira (6/9), conta com a participação de membros da equipe do MMD-TC e visa coletar evidências para avaliação quanto ao trabalho efetivado pela Corte de Contas rondoniense.

Realizado pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o MMD-TC objetiva fortalecer o Sistema de Controle Externo e contribuir para que os Tribunais de Contas aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência.  

As visitas serão realizadas em todos os 33 órgãos de controle do país e acontecem até o dia 30 de setembro.

PRESIDÊNCIA

Na abertura dos trabalhos, a Comissão foi recepcionada pelo Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto. Na oportunidade, o Conselheiro-Substituto Jaylson Fabianh, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), membro da Comissão do MMD-TC, destacou a iniciativa do TCE-RO quanto ao desenvolvimento do Sistema Aprimore.

O Conselheiro-Substituto Jaylson Fabianh (TCE-PI), membro da Comissão do MMD-TC, destacou a iniciativa do TCE-RO ao desenvolver o Sistema Aprimore

Essa ferramenta é utilizada pelo MMD-TC para a inserção dos dados referentes as avaliações realizadas nos Tribunais de Contas. Assim, de forma automatizada, faz o tratamento estatístico das informações adicionadas, com a indicação dos pontos a serem destacados por cada uma delas. 

“Agradecemos ao Presidente Paulo Curi, que sempre foi um entusiasta das ações da Atricon, especialmente quanto à melhoria no sistema. Não poderíamos deixar também de agradecer ao Conselheiro Edilson Silva, em reconhecimento ao empenho durante a coordenação da implementação do Sistema Aprimore”, disse o Conselheiro-Substituto Jaylson Fabianh.

Além dele, estiveram presentes na reunião de abertura o Conselheiro do TCE-PI, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, e a Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Sabrina Nunes Locken. Participam ainda da visita técnica, os Auditores de Controle Externo Bruno Cavalcanti (TCE-PI) e Karina Menezes Franco, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).

Também participaram da reunião os auditores representantes da Fundação Vanzolini, Leopoldo Santana Luiz e Fabrício Assis Carvalho. O papel de ambos consiste na realização da auditoria em relação ao trabalho realizado pelos Tribunais de Contas para fins de certificação.

Participam da atividade, representantes da Fundação Vanzolini, responsável pela certificação do projeto MMD-TC da Atricon

PLANO DE AÇÃO

Dentro do Plano de Ação a ser realizado nos dois dias de visita, os integrantes da Comissão irão avaliar, dentre outros processos, as atividades realizadas pela Comissão de Avaliação (CA) e da Comissão de Controle de Qualidade (CGQ) do TCE-RO.

Conforme o Plano de Ação, nos dois dias de visita os integrantes da Comissão irão avaliar as atividades realizadas pela Comissão de Avaliação (CA) e da Comissão de Controle de Qualidade (CGQ) do TCE-RO

Ao final, será entregue um relatório parcial da Comissão ao Coordenador da CQG, com registros relativos aos resultados médios obtidos, os pontos fortes e fracos, além de boas práticas implementadas pelo Tribunal de Contas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo