Procurador-Geral do órgão, Adilson Moreira, e a Corregedora-Geral Yvonete Fontinelle participaram do evento, cujo objetivo foi debater eixos fundamentais da instituição, destinados ao meio ambiente, educação e orçamento público e financeiro
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) participou, entre os dias 7 e 9 de dezembro, do XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O evento teve por intuito destacar os eixos fundamentais da instituição, voltados ao meio ambiente, educação, além de orçamento público e financeiro.
Na oportunidade, estiveram presentes, pelo MPC-RO, os Procuradores Adilson Moreira de Medeiros, que é Procurador-Geral do órgão, e Yvonete Fontinelle de Melo, Corregedora-Geral. Durante os três dias do evento, eles participaram de palestras e painéis com a presença de representantes de MPCs de todo o Brasil, assim como de outras instituições públicas de controle e do Poder Legislativo.
Sobre o evento, os representantes do MPC rondoniense destacaram dois pontos em especial: os temas tratados referentes aos chamados eixos fundamentais de atuação da gestão pública: meio ambiente, educação, orçamento público e financeiro.
Esses temas respondem as principais preocupações das políticas públicas no Brasil, tendo em vista mudanças no cenário governamental e do Congresso Nacional, entre outros.
O outro ponto foi o lançamento do Sistema Nacional de Integração dos Ministérios Públicos de Contas (Sinampcon), ocorrido durante o encontro. Essa plataforma, segundo o Procurador-Geral Adilson Moreira, permitirá a integração das ações dos MPCs brasileiros, por meio do uso de dados de inteligência e da mudança da metodologia analógica para a digital.