Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

Confraternização e solidariedade marcam ação interna de apresentação de resultados e encerramento do exercício 2022 no TCE-RO

Quanto ao Planejamento Estratégico 2021/2028, foram abordados pelo Presidente Paulo Curi Neto aspectos relativos aos eixos Educação, Sustentabilidade e Integridade (combate à fraude e corrupção)

Em clima de confraternização e solidariedade, foi realizada na manhã da última sexta-feira (16/12) ação interna no Tribunal de Contas (TCE-RO), a qual contou com a participação de membros e servidores para um momento de apresentação dos resultados gerados no exercício de 2022, além de performances artísticas e homenagens aos profissionais da Corte.

O relatório das ações realizadas em 2022 pelo TCE-RO foi apresentado pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto, que fez um panorama evidenciando as ações e resultados obtidos pela Corte em diversas áreas, como planejamento estratégico, administração, controle externo, tecnologia da informação, capacitação e orientação, ouvidoria, corregedoria, entre outras.

Quanto ao Planejamento Estratégico 2021/2028, abordou aspectos relativos aos eixos Educação, Sustentabilidade e Integridade. Na Educação, ressaltou a atuação fiscalizatória do Tribunal no que tange a auditorias (operacionais, de conformidade e em parceria), assim como trabalhos realizados de análise do Plano Nacional de Educação (PNE) e auditoria na educação inclusiva. 

Ainda quanto à Educação, destacou a atuação do o Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação no Estado de Rondônia (GAEPE-RO) e os resultados obtidos com a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), buscando oferecer formação continuada a gestores e profissionais da educação e, assim, evitar o baixo índice de alfabetização, o que impacta diretamente em indicadores como reprovação, evasão e abandono escolar.

Por fim, compartilhou com os servidores os resultados conquistados em face da atuação do Tribunal, destacando-se no ciclo 2022 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e no Programa Nacional de Transparência Pública.

Na avaliação do MMD-TC, o TCE-RO obteve 88% de efetividade em sua avaliação, com nível máximo de excelência em 14 dos 20 indicadores, com notas acima da média nacional. Dentre as boas práticas destacadas pela comissão avaliadora, citou o PAIC, o GAEPE-RO e a elaboração de guias para gestão de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. 

Em sua mensagem final, o Presidente Paulo Curi agradeceu a todos pela dedicação e empenho ao longo deste ano

Já o Programa Nacional de Transparência Pública atestou que o TCE rondoniense atendeu 100% dos critérios essenciais, com nível de transparência entre 95% e 100%. Assim, obteve o selo diamante, a mais alta classificação do Programa, aplicado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“Não tenho dúvida de que tivemos um ano muito positivo, com a nossa instituição inovando e melhorando em vários aspectos. Finalizo agradecendo a todos pela dedicação, comprometimento e entregas. Os desafios de 2023 se renovam e nós contamos com todos, a fim de que nossa instituição possa fazer o melhor em prol do cidadão do nosso estado”, finalizou.

APRESENTAÇÕES E HOMENAGEM

A ação ainda contou com apresentações artísticas realizadas pelo violonista Otávio Augusto de Lima Bogado e pelo violoncelista César Augusto de Aquino, que realizaram um brilhante repertório musical. Houve ainda apresentações de danças por parte dos alunos da Associação Pestalozzi, instituição filantrópica que oferece atendimento clínico e educacional a pessoas com deficiência.

Outro momento cultural marcante foi a declamação do poema “Painel de Natal”, de autoria de Meimei, pelo Secretário Executivo da Presidência, Paulo Ribeiro de Lacerda.

Emocionante e também marcante foi a homenagem prestada pelo TCE-RO ao servidor Paulo Vieira de Oliveira, que infelizmente faleceu no último sábado (10/12). Ele era agente operacional e, por muitos anos, exerceu a função de motorista no Tribunal.

Na ocasião, além de destacada a bela história de mais de 33 anos de bons serviços prestados pelo servidor ao Tribunal, foi feita a entrega, pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto, de flores a familiares do servidor. Houve, por fim, a exibição do tradicional vídeo de fim de ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo