Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

TCE-RO partilha experiências de sucesso durante evento dos TCs

Esta quinta-feira (22/6) foi um dia especial para o Tribunal de Contas de Rondônia. Dois projetos da área de educação e um na área de fiscalização do TCE-RO ganharam destaque, em Cuiabá (MT), onde ocorre o 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs).

Na parte da manhã, duas ações do Tribunal de Contas rondoniense foram apresentadas. Uma delas diz respeito ao projeto conduzido pelo TCE-RO, que tem inspirado o Brasil. Trata-se do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Educacional em Rondônia (GAEPE-RO), apresentado pelo Secretário de Gestão Estratégica do Tribunal, Igor Tadeu Ribeiro.

“Um dos elementos fundamentais para qualquer política pública é a articulação política. É isto que o TCE faz”, destaca Igor Ribeiro.

Ferramentas do PAIC, que têm auxiliado no desenvolvimento da Educação em Rondônia, foram apresentadas pelo servidor Vinicius de Moraes

Na sequência, foi apresentado um projeto que tem auxiliado no aprimoramento do desenho da política educacional do Estado de Rondônia. Desenvolvido pelo TCE-RO, foi apresentado o Guia para Gestão de Alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

A exposição foi feita pelo servidor Vinicius de Moraes, da equipe do Tribunal de Contas que trabalha o projeto junto às administrações do Estado e dos Municípios. “O objetivo do guia é aprimorar o desenho da política educacional”, acentuou Vinicius de Moraes.

SUCESSO

No período da tarde, um novo “case” de sucesso foi exposto pelo TCE rondoniense. Recentemente a equipe da Corte de Contas, ao lado de outros TCs do Brasil, realizou uma auditoria operacional nacional. O objetivo foi mapear eventuais causas para o acesso e permanência dos alunos do Ensino Médio.

O resultado foi um documento valioso e estratégico. A dinâmica do trabalho e a metodologia usada foram apresentadas, em uma palestra feita pelo Auditor de Controle Externo, Vagner Honorato. “Essa auditoria foi um exemplo da cooperação técnica entre os tribunais”, destacou Vagner Honorato.

O Auditor de Controle Externo, Vagner Honorato, falou sobre a auditoria operacional que mapeou causas para o acesso e permanência dos alunos do Ensino Médio

Para o Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto, a priorização das políticas públicas da educação feita pelo TCE e a consequente deflagração de ações e projetos mostram o acerto do órgão nessa estratégica.

“Ficamos entusiasmados mesmo com a percepção de que isso está inspirando um movimento nacional de mobilização em torno da educação, partindo de ações que são inovadoras e estão resolvendo problemas da política educacional, e com isso incrementando o aprendizado com equidade”, complementou Paulo Curi.

PLATEIA SELETA

Participam do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, membros e especialistas dos 33 Tribunais de Contas de todo o Brasil. Do TCE de Rondônia, estão presentes os Conselheiros Paulo Curi, José Euller, Edilson Silva e Jailson Viana.

O evento foi aberto na noite de quarta-feira (21/6) e se estende até esta sexta-feira (23/6), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). É Organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo