Representantes do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) prestigiaram, na última quinta (10/8) e sexta-feira (11/8), em Brasília, o evento em comemoração aos 130 anos do Ministério Público de Contas Brasileiro.
Com o lema “Instituições fortes para tempos de crise”, o evento buscou promover a integração e fortalecimento dos agentes propulsores do MPC Brasileiro.
A iniciativa é do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), em parceria com o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MPTCU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Na oportunidade, o MPC-RO se fez presente por meio do Procurador-Geral Adilson Medeiros, que é Secretário Executivo do CNPGC e Diretor-Adjunto da AMPCON, e dos Procuradores de Contas Yvonete Fontinelle de Melo e Ernesto Tavares Victoria.
O Procurador-Geral Adilson Medeiros ainda representou o MPC-RO na Reunião Administrativa do Conselho dos Procuradores-Gerais de Contas, encontro relevante para o aperfeiçoamento do debate relativo ao fortalecimento do Ministério Público de Contas brasileiro.
Nesse ponto, destacou-se a apresentação da criação da Rede MPContas – Rede de informações Estratégicas dos Ministérios Públicos de Contas, firmado por intermédio de acordo de cooperação técnica entre o CNPGC e o MPC-TCDF, envolvendo os demais Ministérios Públicos de Contas brasileiros.
TCE-RO HOMENAGEADO
Ainda durante o evento, foram agraciadas com a Medalha do Mérito Institucional “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante” instituições que integram o sistema de controle externo.
Entre os homenageados esteve o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO). Na ocasião, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto recebeu a medalha das mãos do Presidente da Associação do Ministério Público de Contas (Ampcon), Procurador-Geral João Augusto Bandeira de Melo.
Homenageado, também, o Corregedor-Geral do TCE-RO, Conselheiro Edilson de Sousa Silva, condecorado com a Medalha de Honra do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa do MPC Brasileiro, entregue pelas mãos do Presidente do CNPGC, Henrique Pandim, que é Procurador-Geral do MPC- TCM-GO.
O Conselheiro Edilson Silva também é Vice-Presidente Executivo da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.