Homenagem a educadora marca último dia de Seminário no TCE-RO

Em reconhecimento à atuação e ao trabalho desenvolvido no Tribunal de Contas, em especial no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), a professora Rita Paulon, consultora de educação do TCE-RO, foi homenageada pela Instituição, na manhã desta sexta-feira (25/8).
Ela foi agraciada com a medalha comemorativa dos 40 anos do Tribunal e do Ministério Público de Contas, em ato realizado durante a programação do Seminário TCE-RO Educação: o gestor escolar como agente para a transformação social, que ocorre no auditório do Tribunal, em Porto Velho.
Ao anunciar a homenagem, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Curi Neto, ressaltou, além da competência e dedicação, a postura extremamente profissional adotada pela professora Rita Paulon, em todas as atividades desenvolvidas no Tribunal e em Rondônia. “Por tudo isso, tem nossa eterna gratidão”, acentuou.
Após receber a condecoração das mãos do conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente da Escola Superior de Contas, a homenageada, visivelmente emocionada, falou de sua honra e da felicidade em ter o trabalho reconhecido.
“Nada é por acaso na vida da gente. Sai do Instituto Ayrton Senna, onde trabalhei por 19 anos, e comecei a participar dessa grande história, essa verdadeira transformação que o Tribunal de Contas, junto com todas as organizações envolvidas, realiza em benefício da educação em Rondônia”, acentuou.
O QUE É O PAIC
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa do Tribunal de Contas em parceria com as redes de ensino dos municípios de Rondônia. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e consolidação da Política de Alfabetização na Idade Certa.
Iniciado ainda durante a pandemia, o programa prioriza práticas de governança e gestão que dependem de articulação, diálogo e cooperação de todos os atores envolvidos.
A iniciativa tem aprimorado a educação em Rondônia, apresentando resultados concretos, a exemplo da melhoria de indicadores em disciplinas como matemática e português.
SEMINÁRIO TCE-RO



Destinado a gestores municipais e escolares, além de representantes de instituições envolvidas nas políticas públicas educacionais, o Seminário TCE-RO tem, em seu último dia, extensa programação. Pela manhã, foram ministradas palestras com assuntos referentes à área educacional.
A primeira delas envolveu a temática “Desenvolvimento educacional e formação contínua de professores: necessidades de organização do ensino”. A palestrante foi a professora doutora Marta Chaves, da Universidade de Maringá (PR).
Logo a seguir foi realizado o painel “Mediação de conflitos: a gestão escolar para uma cultura de paz”, que contou com a participação da professora doutora Úrsula Gonçalves Souza (TJ-RO), da psicóloga Luciana Martins (TJ-RO) e do professor doutor Vinicius Raduan Miguel (Unir).
Fechando a manhã, o painel: “Educomunicação: integração de linguagens artísticas como estratégia educacional”. Como painelistas, a artista Tiê, a jornalista Gabriela Rabaldo e os professores da Unir: Jussara Trindade Moreira, Luciano Ferreira de Souza e Almicio Fernandes da Silva. Na mediação, o também professor Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (Unir).