Pular para o conteúdo
CapacitaçõesDestaqueTCE-RO

Curso aborda benefícios gerados pelo Tribunais de Contas à sociedade

Foi aberto, nesta segunda-feira (4/9), no Rio de Janeiro, o curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”. O objetivo: oferecer, a partir de experiências e iniciativas dos TCs, conhecimentos técnicos e práticos para a mensuração dos resultados gerados pela atuação dos órgãos de controle para a sociedade.

A capacitação, que se estende até quarta-feira (6/9), é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Participam do evento, autoridades representantes das entidades do Sistema Nacional de Controle Externo, assim como membros e servidores da área de Tribunais de Contas de todo o Brasil.

METODOLOGIA

Entre os resultados esperados com a capacitação está a possibilidade de aplicação da metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios editado pela Atricon (MQB), a fim de aferir o nível de efetividade dos Tribunais.

Também a identificação de subsídios para a tomada de decisões estratégicas, além da demonstração à sociedade dos efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.

No mesmo período da capacitação estão previstas reuniões da diretoria do CNPTC (nesta segunda-feira, às 15h), da equipe responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico da Atricon (terça-feira, 5/9, às 9h), dos Secretários de Controle Externo (terça-feira, 5/9, às 15h), e dos integrantes do projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (quarta-feira, 6/9, às 9h).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo