Pular para o conteúdo
DestaqueInstitucionalTCE-RO

Presidente do TCE-RO realiza palestra sobre Ética e Moral para futuros oficiais da PM-RO

Realizada, nesta quinta-feira (1º/2), nas dependências do Centro de Ensino da PM, a atividade teve como palestrante o presidente do TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra.

Coimbra já fez parte dos quadros da Corporação Militar e registra, em sua formação acadêmica, o doutorado em Ciência Jurídica, o mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, a especialização em Direito Administrativo e a graduação em Direito.

Na exposição, o presidente do Tribunal citou a importância da função a ser exercida pelos futuros oficiais. Coimbra destacou o papel dos militares no enfrentamento à criminalidade, em obediência, portanto, às decisões estratégicas que integram as diretrizes de segurança pública em Rondônia.

Sobre a temática, ressaltou a relevância da conduta ética e da moral dos agentes públicos, não apenas na segurança, mas em outras áreas da administração pública com um único objetivo: transformar vidas.

A esse respeito, ressaltou que “a cultura interna influencia, mas como promotores de sensação de segurança pública, nos termos constitucionais, é preciso ter visão aristótelica, que aponta para o fato de haver na natureza humana uma tendência a viver em sociedade, e que ao realizar esta inclinação o homem realiza o seu próprio bem. Precisamos manter bons relacionamentos com a sociedade que servimos e protegemos. Afinal, vivemos em sociedade, e esta é a finalidade do ser humano”.

Ainda conforme o palestrante, “policiais militares devem ter seus predicados éticos precedidos pela nobre missão de servir e proteger, mesmo com o sacrifício da própria vida”, sendo esta a base da ética profissional da PM.

Finalizou, dizendo que: “A beleza não está na partida ou na chegada, mas na caminhada”. “O Céu é o limite, quando se sonha…!”.

Manifestou, ainda, sua satisfação em atender o convite feito pelo Alto Comando da PM para a atividade: “Senti-me muito feliz e honrado ao ministrar essa palestra sobre deontologia aos cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar”, completou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo