Membros e servidores do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) participaram, na manhã desta sexta-feira (5/4), do lançamento do projeto MPC 4.0.
A ação integrou a programação do Encontro do MPC rondoniense, realizado no auditório da Escola Superior de Contas (ESCon), em Porto Velho. O evento teve a presença do Colegiado de Procuradores do MPC e do Presidente do TCE-RO e foi aberto pelo Procurador-Geral do órgão ministerial, Miguidônio Inácio Loiola Neto.
Em sua fala, entre outros pontos, estimulou os presentes a uma reflexão sobre a nova forma de atuar das instituições públicas, em especial do MPC. “É preciso que tenhamos orgulho de pertencer a uma instituição, como o Ministério Público de Contas, que impacta fortemente na vida do cidadão”, disse.
O Procurador-Geral ainda expôs os quatro vetores sob os quais se assenta o projeto MPC 4.0: a instituição, as pessoas, a inteligência artificial (IA) e a sociedade.
Sobre a ação, o Presidente do TCE, Wilber Coimbra, parabenizou o MPC, por seus procuradores e servidores, pela iniciativa. “Tenho certeza que o Ministério Público de Contas, instituição altaneira e combativa a serviço da sociedade, se põe, em regime condominial com o Tribunal de Contas, para que possamos efetivar o que é o nosso negócio principal: o Controle Externo qualificado”, disse.
O encontro do MPC ainda teve apresentações e explicações sobre as novas estruturas criadas, a partir da Resolução nº 001/2024, do Colégio de Procuradores, que regulamenta as competências e atribuições de cargos no âmbito do Ministério Público de Contas.