TCE-RO

Uso da Inteligência Artificial é tema de palestra para servidores do TCE-RO e MPC-RO

Em evento realizado nesta terça-feira (18), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu uma palestra sobre a relevância do uso da Inteligência Artificial (IA) na instituição. 

O tema foi abordado pelo secretário de tecnologia da informação e evolução digital do Tribunal de Contas da União (TCU), Rainério Rodrigues Leites. Ele compartilhou as experiências da instituição com o uso de dados e inteligência artificial. 

Os servidores do TCE e MPC puderam compreender a transformação digital vivenciada pelo TCU com a IA generativa, seus usos e alertas, além da política de uso e a visão de futuro estabelecidos no órgão federal.

Servidores do TCE-RO e MPC-RO reunidos na palestra sobre IA

Em sua fala de abertura, o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, reforçou a importância do espaço para trazer mais reflexões e questionamentos sobre o assunto. 

“O tema é, sobretudo, engajador. Este dia é para que estejamos cada vez mais na mesma página quanto à relevância do tema na nossa instituição”, disse.

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, realiza a abertura do evento

Durante a palestra, o servidor do TCU exaltou o emparelhamento do TCE-RO com a moderna temática da IA. 

“Quando vemos uma alta gestão trazendo o tema para dentro do órgão, nos leva a entender que é algo muito grandioso e vale a pena ser constantemente discutido”, disse Rainério Leite. 

O servidor do TCU, Rainério Leite, compartilha as experiência do órgão com o uso da IA

Em 2024, o TCE-RO inaugurou uma nova era em sua atuação: o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD). 

O CEOD surgiu como uma abordagem inovadora, que potencializa a atuação dos órgãos de Controle Externo na fiscalização e monitoramento das políticas públicas. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo