Pular para o conteúdo
TCE-RO

Gestores municipais enaltecem colaboração do TCE para conquista inédita em Rondônia

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), contribuiu para um resultado inédito na educação em Rondônia. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o estado conquistou o 1º lugar nacional em crescimento na alfabetização de crianças. 

PARTICIPAÇÃO 

Para a secretária Municipal de Educação do município de Santa Luzia D’Oeste, Luslarlerne Fiamett, a conquista se deve a uma gestão de participação dos órgãos de controle, juntamente com as gestões municipais e o governo estadual. 

“Para nós, dirigentes municipais de educação, para a população de Rondônia, e principalmente para as nossas crianças, é uma conquista que não tem preço”, disse. 

Luslarlerne Fiamett é secretária Municipal de Educação do município de Santa Luzia D’Oeste

CIÊNCIA

As ações do TCE-RO permitiram que a educação se aproximasse da ciência, segundo o secretário Municipal de Educação de Vilhena, Flávio de Jesus. 

“Junto com as avaliações externas alinhadas, o PAIC trouxe ciência de verdade para a educação”, destacou. 

Flávio de Jesus é secretário Municipal de Educação de Vilhena

DEVER DE CASA

A secretária Municipal de Educação do município de Itapuã D’Oeste, Ruth Carvalho, enfatizou o papel primordial do TCE.

“Agora sentimos que estamos conseguindo fazer o nosso dever de casa, e para isso, nós agradecemos ao Tribunal de Contas”, destaca. 

Ruth Carvalho é secretária Municipal de Educação do município de Itapuã D’Oeste

ARTICULAÇÃO

O TCE-RO prioriza a atuação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e os gestores educacionais.  

Nessa articulação, o Tribunal de Contas se notabiliza por inovar na educação, com outras ações em parceria, como a Busca Ativa Escolar (BAE) e o pioneiro Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO). 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo