Servidores do TCE-RO e MPC-RO recebem capacitação sobre IA
Dentro da sua nova atuação institucional com o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta semana, uma capacitação aos servidores sobre Inteligência Artificial (IA).
O tema foi abordado pelo auditor e cientista de dados do Tribunal de Contas da União (TCU), Erick Muzart. Ele compartilhou a implementação e utilização do ChatTCU, assistente virtual desenvolvido pelo órgão federal.
Na oportunidade, os servidores do TCE-RO e do MPC-RO puderam compreender as melhorias proporcionadas pela IA nos processos internos e nas atividades de controle externo do Tribunal de Contas da União.
“A IA e o uso de dados com qualidade tornam os trabalhos mais assertivos e eficazes. Podemos pensar em auditorias focadas em dados, que chegam aonde o problema realmente existe”, afirmou.
Ele ainda destacou o trabalho realizado pelo TCE-RO em relação à temática, desenvolvendo soluções e disponibilizando-as.
Em 2024, o Tribunal de Contas rondoniense disponibilizou aos seus servidores uma ferramenta de inteligência artificial, desenvolvida e projetada para atender as necessidades e demandas internas do órgão.
Denominada ContAI, a ferramenta tecnológica integra as ações da macrodiretriz relativa ao Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), nova filosofia de atuação do Tribunal.
O CEOD usa a ciência de dados e a inteligência artificial com o objetivo de otimizar as entregas do tribunal para a sociedade.