Pular para o conteúdo
CapacitaçõesEventosTCE-RO

Debates sobre segurança alimentar, formação docente e mediação cultural encerram 2º dia do Seminário TCE-RO Educação

Temáticas relacionadas ao dia a dia das escolas, como a segurança alimentar, a gestão e formação docente e a mediação cultural em artes, foram o destaque das apresentações e debates ocorridos na tarde desta quinta-feira (24/8), encerrando o segundo dia do Seminário TCE-RO Educação.

Palestra “Segurança alimentar e nutricional nas escolas” abriu a programação da tarde

Com um grande público no auditório do Tribunal de Contas, composto por gestores municipais e das escolas, além de autoridades, a programação foi retomada com a palestra “Segurança alimentar e nutricional nas escolas”, ministrada pela professora doutora Aparecida Luzia Zuin, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Entre outros pontos, a expositora falou da importância do alimento “para além do ato de comer”. Nesse ponto, destacou a importância de que nas escolas possa haver uma alimentação que atende ao alunado, visando à segurança alimentar e sua própria saúde.

Na sequência, em painel mediado pelo Secretário de Desenvolvimento Institucional do TCE, Vinicius de Moraes, foi debatida a temática “Gestão escolar e formação docente: desafios e oportunidades”.

Participaram as professoras Elizane Nunes (Unir), Marileuza Duarte de Carvalho (gestora escolar da Semed), Marta Chaves (Universidade Estadual de Maringá) e Luslarlene Fiamett (presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia – Undime-RO).

ENCERRAMENTO

Encerrando o segundo dia, foi ministrado o painel “Mediação cultural em artes integradas na escola”, com os professores doutores José Maria Lopes Júnior e Luiz Lerro, ambos da Unir. Atuou como mediador, o especialista Almício Fernandes da Silva, também da Unir.

Dois pontos chamaram a atenção nas apresentações: a mediação cultural, ou seja, a preparação do aluno para assimilação das artes; e a pedagogia transcultural.

Ao final uma bela apresentação dos artistas Luciano Ferreira (cordel) e Elizeu Braga (poesia).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo