TCE e MPC focam em melhorias para saúde em Itapuã do Oeste
As fiscalizações deflagradas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) e pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), ao longo desta semana, chegaram também ao município de Itapuã do Oeste, a 100 km de Porto Velho.
Na ação, são avaliados, principalmente, a disponibilidade de profissionais de saúde, o armazenamento e fornecimento de medicamentos, a oferta de exames conforme as necessidades emergenciais e a qualidade do atendimento prestado na saúde.
A ideia é proporcionar melhorias à população, de forma colaborativa e por meio do diálogo com os gestores dos municípios.
Participam a Procuradora do MPC-RO, Yvonete Fontinelle de Melo, e a equipe de auditores do TCE-RO.
MELHORIAS E BOA PRÁTICA
Em Itapuã, o hospital apresenta uma estrutura nova, já que foi inaugurado recentemente. Todos os plantonistas estavam presentes durante as inspeções do TCE, e os equipamentos estavam funcionando.
Um ponto de melhoria é a estruturação de uma farmácia específica para a unidade. É que, atualmente, os medicamentos são fornecidos diretamente pela farmácia municipal, havendo no hospital apenas o armazenamento do que será utilizado no dia.
Outro apontamento: necessidade de normatização dos processos atualmente informais, envolvendo cumprimento das escalas de plantão, protocolos de solicitação de exames, recebimento e dispensação de medicamentos, planos de contingências para situações excepcionais e competências dos diretores.
Na vistoria, foi identificada, como boa prática, a existência de gerador de energia elétrica na unidade. Verificou-se que é um equipamento novo, com capacidade de sustentar o fornecimento emergencial de energia para a unidade em casos de interrupção.