Denominada ContAI, a inteligência artificial desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) foi destaque no 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, realizado em Recife (PE).
O evento teve a participação de membros e servidores de todos os Tribunais de Contas do Brasil, representantes de entidades e palestrantes convidados.
Na ocasião, a equipe do TCE-RO pôde explanar, aos participantes, sobre o processo de desenvolvimento e implementação da inteligência artificial ContAI no âmbito da instituição.
A ferramenta tecnológica integra as ações da macrodiretriz relativa ao Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), nova filosofia de atuação do Tribunal. O CEOD usa a ciência de dados e a inteligência artificial com o objetivo de otimizar as entregas do Tribunal para a sociedade.
Foram destacados os benefícios do ContaAI, que incluem maior eficiência e precisão nas tarefas, automação de processos, acesso rápido a informações relevantes e a capacidade de treinar a ferramenta para se adequar cada vez mais às necessidades específicas do Tribunal.
CRIAÇÃO DE REDES
Durante o encontro, também houve o lançamento das Redes de Secretários de Tecnologia da Informação (Rede STI), de Secretários de Controle Externo (Rede Seconex) e de Secretários de Governança e Gestão Estratégica (Rede SGG).
As redes buscam aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo a cooperação, a troca de experiências e a padronização de práticas entre os Tribunais de Contas do Brasil.
O encontro foi promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).