PARTICIPE
Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

TCE-RO abre Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos TCs com debate sobre tecnologia e dados

Especialistas e profissionais de todo o Brasil reuniram-se, nesta quarta-feira (7/8), para a abertura do 2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), em Porto Velho. 

O evento, realizado pelo Tribunal (TCE-RO) e pelo Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO), busca fortalecer as práticas de auditoria financeira no setor público.

A área envolve a revisão e avaliação da gestão dos recursos públicos, sendo de suma importância para assegurar serviços públicos e investimentos de qualidade, que atendam às necessidades e expectativas do cidadão.

Ao todo são 3 dias de programação, com temas que tratam desde a aplicação de normas brasileiras até o uso de tecnologias para aprimorar as auditorias financeiras.

ABERTURA

As boas-vindas foram dadas pelo conselheiro do TCE-RO, Valdivino Crispim. Ao fazer uma análise da programação, destacou a riqueza de conhecimento que será adquirido com o evento. 

“Esperamos que, ao final, todos possamos sair com novas ideias, estratégias e, acima de tudo, com a convicção de que estamos cada vez mais preparados para a temática”, disse o conselheiro.

O procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, reforçou a importância de não pensar somente na atuação do controle externo no serviço público, mas no impacto dessas ações para a sociedade.

“Este evento é uma oportunidade de amadurecimento na área, e, a partir de novas tecnologias, possamos sempre analisar as informações e dados para induzir políticas públicas e serviços essenciais qualificados ao cidadão”, afirmou.

Por meio de vídeo, o conselheiro do TCE-RO e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Edilson Silva, evidenciou a oportunidade ímpar de debater temas relevantes e conhecer boas práticas nacionais. 

BIG DATA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Coube ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Inaldo da Paixão, realizar a palestra de abertura do evento.

O tema tratado foi Auditoria Financeira na era da Big Data e da Tecnologia da Informação. O conselheiro trouxe um breve histórico da evolução da auditoria financeira, o impacto e desafios no uso de novas tecnologias, além de softwares e ferramentas de TI utilizadas na área.

“Os Tribunais de Contas têm avançado muito nos últimos anos, no sentido de trazer informações de qualidade à sociedade. Este evento consagra a importância das auditorias para as instituições”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

O 2º ENAF-TC segue nos dias 8 e 9 de agosto. Veja a programação abaixo: 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo