Nesta terça-feira (24/9), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) promoveram um dia de ações voltadas à conscientização e preservação ambiental.
As atividades tiveram início com uma palestra virtual, intitulada “Variações Climáticas” e ministrada pelo professor Carlos Augusto Bauer Aquino.
O momento foi voltado para os servidores e colaboradores do tribunal.
O foco foi a discussão das causas e consequências das mudanças climáticas, além da importância de adotar práticas sustentáveis no combate às alterações que afetam o clima global.
O palestrante lembrou que as mudanças climáticas, causadas em grande parte pela atividade humana, têm efeitos diretos no equilíbrio ambiental.
Reforçou a necessidade de iniciativas que promovam a sustentabilidade e alertou para o aumento de eventos climáticos extremos e seus impactos sobre a biodiversidade e os recursos naturais.
MUDAS DE ÁRVORES
Complementando a ação educativa, as instituições realizaram a distribuição de mais de 600 mudas de árvores nativas da região, entre elas, ingá, ingazinha, ipê amazônico, ipê de jardim, mogno, seringueira, castanheira, copaíba e açaí.