Ação do TCE faz Cabixi melhorar serviços de saúde para população

Após a efetiva atuação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o município de Cabixi, que fica a 800 quilômetros de Porto Velho, capital do estado, promoveu melhorias para sua população na área de saúde.
Isso foi constatado em nova fiscalização, feita pelo TCE, dentro da megaoperação que realiza pelo interior do Estado.

A equipe de auditoria verificou que as determinações que o Tribunal fez, em 2024, já foram todas atendidas pela gestão do município.

Isso possibilitou melhorias no atendimento às pessoas e também beneficiou os profissionais de saúde, que contam com condições de trabalho mais adequadas.
POPULAÇÃO E GESTÃO DESTACAM ATUAÇÃO DO TCE

Os benefícios diretos proporcionados pela ação do Tribunal de Contas são sentidos e ressaltados pela população de Cabixi.
O servidor público Jeferson Azevedo ressalta a relevância do trabalho para as pessoas. “Muito importante porque a saúde da gente está em primeiro lugar”, destacou.
Ele ainda enalteceu o trabalho do TCE: “O Tribunal tem de estar vistoriando tudo para melhorar ainda mais”.
O impacto positivo da atuação do TCE e do MPC na saúde é enfatizado pelo prefeito de Cabixi, Silvano Almeida (MDB). “Muito boa e importante essa atuação do Tribunal, tirando nossas dúvidas”, afirmou.

FISCALIZAÇÃO PERMANENTE PARA MELHORAR A SAÚDE PÚBLICA
O propósito e a sensação de estar proporcionando melhores condições para a população e os profissionais da saúde são enfatizados também pelos servidores do Tribunal de Contas envolvidos nas fiscalizações.
O auditor de controle externo Christopher Dyann citou a importância da ação em Cabixi, por contemplar, também, a população que vive na zona rural do município. “Das três UBS que fomos, uma é na cidade e duas são em localidades da zona rural”, explicou.
Esse trabalho foi ressaltado pelo auditor de controle externo Robnei Stefanes: “A prioridade é a continuidade dos serviços, por isso é importante escutá-los e colher suas percepções.



O secretário-geral de controle externo do TCE, Marcus Cézar Filho, também destacou o sentimento da equipe de atuar em benefício da melhoria da vida das pessoas. “São os auditores em campo, sentindo a dor da população, para induzir processos de melhoria na gestão”, completou.
ATENDIMENTO MAIS HUMANIZADO NAS UNIDADES DE SAÚDE
Em Cabixi, a fiscalização atuou em duas frentes: o monitoramento das determinações feitas anteriormente pelo Tribunal de Contas e novas vistorias a fim de verificar possíveis ocorrências.

No hospital local, foram notados avanços na escala médica, na gestão, na estrutura da unidade e na ampliação do número de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde.
Por outro lado, há pontos que precisam de atenção: a farmácia, que funciona em espaço provisório, e maior controle do estoque de remédios.
Nas Unidades Básicas de Saúde, destaque para o atendimento humanizado e comprometido dos profissionais.