
O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) celebraram, nesta sexta-feira (9/5), o Dia das Mães, com um evento repleto de emoção e reflexões sobre a maternidade.
Logo na recepção, as mães foram acolhidas com rosas e um espaço instagramável para tirarem fotos.
Em seguida, participaram de um café da manhã especial, que também marcou a entrega de lembrancinhas em reconhecimento ao papel fundamental que elas desempenham.
No auditório, a programação teve, inicialmente, apresentação do Coral da Assembleia Legislativa de Rondônia, encantando o público com sua performance.

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, abriu oficialmente o evento com um discurso que destacou a importância das mães como “construtoras da vida” e sua relevância para que haja um serviço público transformador.

A procuradora do Ministério Público de Contas, Érika Saldanha, trouxe uma fala reflexiva sobre a importância da empatia, do acolhimento e da divisão equitativa de responsabilidades entre as mães e os pais.

Um dos momentos mais marcantes foi a roda de conversa mediada pela psicóloga Aline Dantas, do Tribunal de Justiça de Rondônia.
As servidoras do TCE Liliane Martins, Nancy Fontinele, Maria de Jesus e Neli Conceição compartilharam histórias e experiências relacionadas à maternidade, promovendo um espaço rico em troca de vivências e aprendizado.
No encerramento, foi exibido um vídeo produzido pela Comunicação do TCE-RO para a campanha institucional “Mãe: amor que flui por gerações”, que estará disponível nas redes sociais do Tribunal (@tcerondonia), neste domingo.
O evento foi uma celebração não apenas do amor maternal, mas também da força e resiliência das mulheres que conciliam diversos papéis em suas vidas. Isso reforça o compromisso do TCE e do MPC em promover iniciativas que reconheçam e valorizem essas histórias.