Rondônia brilha em evento dos Tribunais de Contas com projetos inovadores

Rondônia brilhou no 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), que termina nesta quinta-feira (15/5), em São Paulo.
Iniciativas e boas práticas desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) foram destacadas ao longo do evento, que é organizado pela Atricon e pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).
Uma delas foram as Fiscalizações Permanentes na Saúde, ação protagonizada pelo TCE rondoniense com foco na melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos profissionais da área.

Ainda na exposição, destaque para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), diretriz da Gestão 2024/2025 do Tribunal de Contas. O CEOD uma moderna filosofia de atuação institucional que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial, a fim de otimizar as entregas do Tribunal para a sociedade.
Foi destacada, em especial, a utilização de ferramentas para o planejamento das fiscalizações realizadas ao longo de 2024.
Também ganharam destaque outras soluções desenvolvidas, como a ContAI, a inteligência artificial do TCE-RO.
LINGUAGEM SIMPLES
Outro “case” de sucesso apresentado foi o projeto referente ao uso da Linguagem Simples e do direito visual nos atos e comunicações processuais da instituição. O TCE rondoniense é referência na área.

A iniciativa ajudou o Tribunal de Contas a alcançar um marco importante: 100% de respostas às comunicações processuais, de janeiro até abril deste ano.
Outras ferramentas, como a Agenda de Contas e o Comunic, também foram apresentadas.

Tudo isso reforça o compromisso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia em tornar a comunicação dos atos públicos mais transparente e acessível, beneficiando a sociedade.
No total, o evento apresentou 81 boas práticas identificadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) de 2024.