
A gestão do município de Theobroma apresentou ao Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO) uma iniciativa bem-sucedida de recuperação de nascentes em propriedades rurais daquela localidade.
Durante a visita técnica, o MPC também orientou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do local sobre temas como implantação da Defesa Civil e fiscalização de recursos públicos, reforçando seu papel de atuação preventiva e pedagógica.
PREFEITURA
Na Prefeitura, o MPC conheceu o projeto de recuperação de nascentes desenvolvido pelo município, que já beneficiou mais de 30 propriedades e tem outros 10 pedidos em andamento.

O encontro também abordou a implantação da Defesa Civil local, que já conta com um responsável designado e plano de contingência voltado à prevenção de queimadas.
Para o prefeito Giliard Gomes, a presença do MPC no município contribui para o aprimoramento da gestão.
“Essa visita in loco nos ajuda a pontuar uma gestão mais acertada todos os dias. Vários pontos foram abordados e agora, com mais orientações, seguiremos atuando ainda mais, melhorando os serviços para a população”, disse.
CÂMARA MUNICIPAL
Na Câmara Municipal, a equipe do MPC reforçou o papel do Legislativo na fiscalização dos recursos públicos. A visita também teve caráter orientativo, com foco no fortalecimento da atuação legislativa.
“Uma visita pedagógica para nos orientar nos trabalhos legislativos”, resumiu o presidente da Câmara, Adelson Correia.
VISITAS TÉCNICAS ACONTECERAM EM 5 MUNICÍPIOS
Com a passagem por Theobroma, o Ministério Público de Contas conclui uma série de visitas técnicas em cinco municípios do interior de Rondônia.
O objetivo foi reforçar seu papel como fiscal da lei, atuando de forma preventiva, pedagógica e próxima da realidade local, a fim de orientar gestores e fortalecer as políticas públicas em benefício da população.
O procurador-geral do MPC, Miguidônio Loiola Neto, destacou a importância dessas ações.
“Foram visitas técnicas proveitosas para conhecer as realidades locais, orientar com um cunho pedagógico e sair com a perspectiva de que, em toda essa caminhada de cinco dias, a atuação próxima das instituições de controle traz orientações e soluções que beneficiam diretamente a sociedade”, finalizou.