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Formação do TCE já impacta escolas: gestores relatam avanços na educação pública em Rondônia

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promove, entre os dias 25 e 27 de junho, mais uma etapa do MBA em Gestão Escolar, curso de pós-graduação oferecido, gratuitamente, a servidores da educação pública no estado.

As aulas ocorrem no auditório da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do Tribunal, e reúnem gestores escolares de diversos municípios rondonienses.

A iniciativa é parte do esforço do TCE-RO para fomentar a qualificação técnica e a melhoria da gestão educacional, em uma estratégia que articula conhecimento acadêmico com os desafios reais enfrentados pelas escolas públicas.

APRIMORAMENTO DE PROJETOS ESCOLARES

O tema desta etapa é “Metodologia de Gestão de Projetos”, conduzido pelo professor doutor Guilherme Mendes Tomaz dos Santos. A disciplina propõe o desenvolvimento de competências práticas e analíticas, essenciais à criação, execução e avaliação de projetos escolares.

O professor doutor Guilherme Mendes conduz a disciplina para desenvolver e implementar projetos eficazes nas escolas

“O foco é garantir que as escolas sejam melhor geridas em suas necessidades, com diretores mais preparados para desempenhar suas funções”, ressaltou o conselheiro José Euler Potyguara, presidente da Escola Superior de Contas.

O presidente da Escola Superior de Contas, José Euler Potyguara, reforçou o papel do TCE-RO na qualificação de gestores escolares

EFEITOS CONCRETOS NAS ESCOLAS

Para os participantes, os impactos da formação já são perceptíveis no cotidiano escolar. O gestor Roberto Amaro, de Ariquemes, afirma que o curso tem preenchido lacunas da formação inicial.

“Agora estamos tendo a oportunidade de aprofundar esses conhecimentos e aplicá-los diretamente na escola”, afirmou.

Para o gestor Roberto Amaro, o MBA tem contribuído diretamente para a melhoria da gestão escolar

Já Alexandra Ortiz, de Ji-Paraná, destaca os reflexos positivos da capacitação.

“Os conhecimentos que tenho adquirido aqui, nas áreas de gestão, tecnologia e inclusão, tenho levado para minha prática como gestora”, relatou.

Alexandra Ortiz, de Ji-Paraná, destaca os conhecimentos adquiridos nas áreas de gestão, tecnologia e inclusão

A formação, que segue até 2025, reafirma o compromisso do Tribunal com a educação pública e com a qualificação de lideranças escolares capazes de transformar realidades.

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