TCE de Rondônia participa de Seminário internacional para debater futuro da auditoria pública com foco em inovação e cidadania

Responsável por avaliar se os recursos públicos estão sendo usados de forma correta, eficiente e transparente, a auditoria pública tem conquistado novas ferramentas e abordagens.
E isso será debatido no Seminário Internacional “O Futuro da Auditoria Pública: Dados, Inovação e Cidadania”, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, em Brasília.
O objetivo é fomentar o debate qualificado sobre como a auditoria pode se transformar e se aproximar ainda mais da sociedade, com o uso de tecnologia, inovação e práticas centradas no cidadão.
O QUE O SEMINÁRIO REPRESENTA PARA O CIDADÃO
Ao discutir novas formas de auditoria pública, o evento contribui para que o controle dos gastos públicos seja mais transparente, acessível e conectado às reais necessidades da população.
A ação fortalece a confiança nas instituições e garante que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade.
PROGRAMAÇÃO
A programação do seminário será organizada em quatro eixos: Auditoria Pública Centrada no Cidadão; Competências e Cultura do Auditor do Futuro; Abordagens Inovadoras na Auditoria do Setor Público: Casos e Lições Aprendidas; Inteligência Artificial e Transformação Digital na Auditoria Pública.
PARTICIPAÇÃO DO TCE-RO: LINGUAGEM SIMPLES
O TCE-RO foi convidado a compartilhar sua experiência com o projeto de Linguagem Simples nas comunicações processuais.
A palestra se chama “Transformando Palavras em Compreensão: A experiência do TCE-RO com a utilização da Linguagem Simples”.
Saiba mais sobre o projeto, clicando aqui:
Promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o seminário tem o apoio da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).