Com atuação integrada, TCE-RO busca mais transparência nos registros contábeis dos órgãos públicos

Representantes de órgãos públicos de Rondônia se reuniram no Tribunal de Contas (TCE-RO), nesta segunda-feira (13/10), para discutir uma solução técnica que tem impacto direto na transparência das contas públicas.
O tema da reunião foi a padronização dos registros contábeis dos repasses feitos ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).
Esses repasses são usados para cobrir uma dívida deixada pelo antigo Fundo Financeiro, extinto em dezembro de 2021.

Na prática, os repasses ajudam a garantir que o Estado tenha recursos suficientes para pagar aposentadorias e pensões dos servidores.
GRUPO DE TRABALHO PARA SOLUÇÃO CONJUNTA
Para tratar o assunto de forma integrada, o Tribunal de Contas propôs a criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional, com representantes da área contábil de diversos Poderes e Órgãos do estado.
Esse grupo teve como missão desenvolver um guia prático e padronizado para os registros contábeis, definir um cronograma de adequações nos sistemas e processos contábeis, além de promover a capacitação dos profissionais envolvidos.
Durante a reunião, foram apresentados os estudos conduzidos pelo grupo técnico, com os resultados e conclusões dos trabalhos já realizados.
TRANSPARÊNCIA PARA O CIDADÃO
A correção contábil ajuda a garantir que o Iperon tenha recursos suficientes para pagar os benefícios previdenciários no futuro, protegendo os direitos dos servidores e aposentados.
Ao garantir que os registros contábeis reflitam a realidade financeira dos órgãos, o TCE-RO contribui para uma gestão mais responsável e acessível ao cidadão.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO
Além do TCE-RO, participaram da reunião representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e da Assembleia Legislativa (ALE-RO).
Também estiveram presentes representantes da Contabilidade Geral do Estado (COGES), da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).