Assistência rural e desenvolvimento: TCE e Emater unem forças para levar melhoria às famílias rurais de Rondônia
Garantir que famílias rurais tenham acesso a serviços públicos eficazes e capazes de aumentar a produtividade, ampliar renda e promover práticas sustentáveis no campo.
Esse desafio, que impacta diretamente a vida de milhares de agricultores em Rondônia, motivou encontro envolvendo representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater RO).
A iniciativa reforça o compromisso institucional de transformar políticas públicas rurais em benefícios concretos para quem vive da agricultura familiar, fortalecendo a economia local e reduzindo desigualdades no campo.
“Hoje a Emater nos apresentou o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural de 2026, para que possamos compatibilizá-lo com os achados da auditoria operacional que o Tribunal atualmente realiza”, disse o conselheiro Francisco Carvalho, relator temático no TCE de assuntos relativos ao desenvolvimento regional sustentável.

O trabalho foi destacado pelo diretor-presidente da Emater-RO, Luiz Cláudio. “Essa contribuição do Tribunal de Contas só vem para fortalecer a missão da Emater, que é de atender bem a família rural”, acentuou.
EIXOS PRINCIPAIS DO PROGRAMA
Durante a reunião de trabalho, foram apresentados os principais pontos do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), plano anual da Emater-RO que direciona as ações de assistência técnica aos produtores rurais de Rondônia.
O programa é estruturado em 4 eixos principais: foco em produtividade e sustentabilidade; estratégias para superar limitações do quadro de pessoal; políticas de apoio à sucessão familiar rural; e aprimoramento do atendimento aos produtores.
CONEXÃO ENTRE AUDITORIA E PROGRAMA
Em clima de diálogo e colaboração, o encontro foi marcado pela integração entre estratégia institucional e controle externo.
O TCE-RO apresentou o alinhamento entre a auditoria operacional em curso e o planejamento estratégico da Emater para 2026 (Proater). A auditoria tem como objeto os serviços de assistência técnica e extensão rural, estruturada em cinco eixos essenciais: efetividade, alcance, articulação, inteligência de mercado e monitoramento e avaliação.
O Tribunal destacou que está concluindo a fase de execução da auditoria, com visitas programadas a cerca de um terço dos escritórios locais no fim de fevereiro.
A etapa permitirá validar dados, ouvir extensionistas, gerentes e pequenos produtores, compreendendo, de perto, desafios e potencialidades de cada região.
O objetivo, conforme apresentado, não é apenas entregar um relatório, mas produzir um diagnóstico real acompanhado de um painel interativo de dados, ferramenta destinada a subsidiar decisões da gestão e fortalecer a capacidade da Emater na busca por recursos e melhorias.




