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Artigo analisa Ensino Fundamental em RO

O desempenho dos alunos do Ensino Fundamental dos municípios de Rondônia é o tema central do estudo que vem sendo desenvolvido pelo conselheiro-substituto Hugo Costa Pessoa, do Tribunal de Contas de Rondônia, o que faz parte da pesquisa de dissertação de mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina. O material está disponível no site www.tce.ro.gov.br acessível pelo link publicações.

A pesquisa do conselheiro-substituto Hugo Pessoa é intitulada “Qualificação Docente X Desempenho Discente do Ensino fundamental da Rede Municipal de Porto Velho”, aprofundada com relação entre o aumento da qualificação dos professores e a verificação de, em que medida, isso se reflete no desempenho dos alunos.

Segundo o autor do trabalho, o levantamento é “uma abordagem a partir dos sistemas de avaliações interna e externa, comparando-os com os resultados obtidos por estabelecimentos de ensino de outras regiões do País”.

Defensor da necessidade da avaliação constante dos programas educacionais, em termos eficiência e eficácia como forma de medir os resultados em relação à melhora da qualidade do binômio ensino-aprendizagem, o conselheiro-substituto Hugo Pessoa debateu a questão na última sessão Plena do TCE-RO.

“Minha proposta ao me dedicar a esse assunto se volta exclusivamente à necessidade de uma discussão mais ampla em torno de fatores básicos, como o percentual de recursos aplicados em relação à taxa de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e, também, o percentual de docentes com formação superior relacionado do o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, frisou.

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