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Tribunais de Contas sugerem aos novos prefeitos a adoção de práticas de sucesso na educação pública

Em Rondônia, a rede municipal de Ji-Paraná é uma das reconhecidas pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”, elaborado pelo CTE-IRB com o Iede e os 28 TCs do País com jurisdição na esfera municipal

Para ajudar os 5.500 prefeitos empossados no dia 1º de janeiro a adotarem boas práticas na área da educação, o Comitê Técnico do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) retomou o estudo “Educação que faz a diferença”, que contém uma série de experiências capazes de induzir à implementação de melhorias no ensino fundamental. O documento foi encaminhado aos municípios pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais.

A intenção é auxiliar as novas gestões por meio da exposição de casos de sucesso na educação oferecida por municípios brasileiros, explica o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

“Mostrar o que comprovadamente dá certo, além de propagar as experiências já testadas, é também uma forma de os órgãos de controle valorizarem quem se dedica a adotar boas práticas na educação básica, com zelo e competência. Aliás, a estrutura dessas redes certamente as levará a lidarem melhor com os problemas decorrentes da Covid-19, inclusive quanto ao abandono e à evasão escolar, cujo enfrentamento é um dos principais desafios neste novo ano”, disse Miola.

Em Rondônia, a rede municipal de Ji-Paraná é uma das reconhecidas pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”, elaborado pelo CTE-IRB com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e os 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal.

A pesquisa foi lançada em junho de 2020 e revela as práticas mais comuns adotadas pelas redes com bons resultados.

De acordo com o estudo, as redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos; adotam ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola; e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.

No TCE de Rondônia, a coordenação dos trabalhos referentes ao projeto está a cargo do Gabinete do Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com suporte da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).

PROJETO

O projeto “Educação que faz a diferença” foi desenvolvido pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do CTE-IRB, em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), contando com a participação de mais de 100 auditores de controle externo de  todos os 28 Tribunais de Contas que fiscalizam a esfera local.

A pesquisa encontrou, entre as redes de ensino, práticas de sucesso comum, como a utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes, suporte continuado das Secretarias de Educação (com visitas frequentes às escolas), monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos, oferta constante e diversificada de formação continuada aos professores e cultura de observação das aulas, com devolutivas construtivas.

A íntegra do estudo pode ser acessada neste link.

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