Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE marca presença na posse de representantes rondonienses no Congresso

O presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, está em Brasília, onde participa, nesta quarta-feira (1º), da cerimônia de posse dos deputados e senadores eleitos em 2010. Ele acompanha a solenidade, a convite do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp, ambos reeleitos para representar o Estado no Congresso Nacional.

Na oportunidade, o conselheiro presidente disse que a posse dos parlamentares representa um momento especial, pois confirma a consolidação do processo democrático no País. “Como presidente do Tribunal de Contas, vim prestigiar a posse dos nossos representantes e nos colocar à disposição para dar continuidade à relação respeitosa que sempre tivemos com todos os nossos representantes em Brasília”, afirmou José Gomes.

No total, 513 deputados e 54 senadores eleitos nas últimas eleições tomam posse hoje, para mandatos de quatro e oito anos, respectivamente. As cerimônias de posse começam às 10 horas. No Senado, dos 54 empossados, 17 haviam concluído seus mandatos e foram reeleitos; cinco já foram senadores e estão retornando; e 32 vão estrear na Casa.

Rondônia, que tem como representante até 2015 o senador Acir Gurgacz, volta a contar com Valdir Raupp para os próximos quatro anos e ainda com ex-governador Ivo Cassol, eleito pela primeira vez para o cargo.

Como previsto no Regimento Interno, o senador José Sarney vai presidir a sessão de posse, pois é o presidente que vem da legislatura anterior e prossegue no mandato de senador até 2015. O termo constitucional de posse será lido pelo senador Itamar Franco em nome dos demais.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Também às 10 horas desta quarta-feira, no Plenário Ulysses Guimarães, será realizada a posse dos deputados federais eleitos para a 54ª legislatura (de 2011 a 2015). A bancada rondoniense na Câmara dos Deputados é composta por oito representantes: Marinha Raupp, Nilton Capixaba, Carlos Magno, Moreira Mendes, Lindomar Garçon, Natan Donadon, Mauro Nazif e Padre Ton.

Aberta a sessão, o presidente da Câmara, Marco Maia, convidará quatro deputados, de preferência de partidos diferentes, para servir de secretários, e proclamará os nomes dos deputados diplomados. Em seguida, haverá o juramento solene. Às 18h, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara para a eleição da nova Mesa Diretora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo