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TCE-RO

Em sintonia com o Plano de Gestão, TCE-RO institui nova política de comunicação

Em harmonia com o Plano de Gestão 2024/2025, quanto a uma atuação mais efetiva, ágil e transparente na divulgação de suas informações, atos e eventos, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) aprovou sua nova Política de Comunicação Social e Marketing.

Trata-se da Resolução nº 423/2024/TCE-RO, aprovada, de forma unânime, durante sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas e disponível neste link.

A Política de Comunicação tem como foco a construção de diretrizes básicas para gestão, coordenação, utilização e acesso às ferramentas comunicacionais para zelar pela Reputação e Integridade institucional do TCE-RO.

Está, portanto, em sintonia com o atual Plano de Gestão do TCE-RO, para o biênio 2024/2025. A Política de Comunicação é um relevante mecanismo de transparência do TCE para fortalecer a imagem do Tribunal.

A decisão de renovar e modernizar a Política de Comunicação segue, ainda, diretriz da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).

SIMPLES, ÚTIL E COM MAIS CONEXÃO

A nova resolução norteadora da Comunicação Institucional do TCE-RO estabelece normas de divulgação de informações voltadas ao público interno, externo, atendimento à imprensa e redes sociais.

A unidade responsável por zelar pelos princípios, executar as diretrizes e cumprir objetivos, atribuições e atividades previstas na Política de Comunicação é a Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Suas atividades sempre serão pautadas na ética profissional e os conteúdos transmitidos com impessoalidade.

Para o gestor da Comunicação do TCE rondoniense, jornalista Wendell Rodrigues, a nova norma potencializa princípios informacionais, que já estão em plena execução pelo Tribunal de Contas, conforme diretrizes do Plano de Gestão 2024/2025.

“Nossa função é fortalecer os mecanismos de comunicação interna e oferecer visibilidade externa às ações do Tribunal de Contas, por meio de uma Comunicação Pública Útil, Simples e que gere Conexão com as pessoas. A Política de Comunicação irá nos guiar, diariamente, nesse trabalho”, destacou.

 NOVA FORMA DE ATUAÇÃO

Para implementar a Política de Comunicação e Marketing, a Ascom reestruturou toda a sua forma de atuação, criando núcleos de trabalho. São eles:  Comunicação Institucional e Jornalística; Relacionamento com a Mídia e Assessoria de Imprensa; Marketing Digital (Redes Sociais); Comunicação Interna; Marketing, Publicidade e Propaganda; Eventos e Gestão de Crise.

ENTREVISTAS PARA IMPRENSA

A nova Política de Comunicação normatiza também o procedimento de concessão de entrevistas à imprensa. Nesse sentido, cabe à Presidência do TCE e à Procuradoria-Geral do MPC eleger porta-vozes dos órgãos.

Assim, servidores só podem se manifestar, em nome do Tribunal ou do Ministério Público de Contas, mediante prévia autorização superior.

Cabe à Comunicação, sob a anuência da Presidência, orientar e treinar membros e gestores quanto às melhores práticas de relacionamento com a imprensa. A Ascom também deve capacitá-los para conceder entrevistas à mídia. O primeiro Media Trainning (preparação de um profissional para atuar como porta-voz) será realizado em setembro, na Escola Superior de Contas. Em breve, as inscrições serão abertas.

A Política também oferece suporte e apoio na divulgação de ações, eventos, atos e realizações do Ministério Público de Contas (MPC-RO), bem como seus membros e servidores, nos diversos canais e mídias em que o Órgão Ministerial participar.

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