Ministério Público de Contas reforça papel pedagógico com visitas técnicas em Jaru

O Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO) realiza, ao longo desta semana, visitas técnicas a 5 municípios do interior do Estado.
A ação busca aproximar o órgão das gestões locais, promovendo diálogos e orientações para melhorar a administração pública e os serviços prestados à população.
A coordenação é do Procurador-Geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, e conta com sua equipe técnica. Abrange os municípios de Jaru, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari e Theobroma.
O MPC atua junto ao Tribunal de Contas como fiscal da lei, ajudando a garantir que os recursos públicos sejam usados com responsabilidade e em benefício da população.
As atividades iniciaram, nesta segunda-feira (12), na Prefeitura e Câmara Municipal de Jaru.
PREFEITURA
Em Jaru, o encontro reuniu o prefeito Jeverson Lima, secretários, procuradores, e controladores internos do município.
Entre os temas discutidos estavam prestação de contas, repasses por emendas parlamentares (emendas PIX), arrecadação municipal e ações da Defesa Civil.
“Saímos de Jaru com a certeza de que o Ministério Público de Contas está mais presente na gestão. E, nesse propósito, quem ganha é a sociedade”, disse o procurador-geral do MPC, Miguidônio Loiola Neto.
“Vejo como muito positiva essa troca de conhecimento e experiência, pois nos ajuda a aprimorar ainda mais nossas ações na gestão pública”, completou o prefeito Jeverson Lima.
CÂMARA MUNICIPAL
A equipe também esteve na Câmara Municipal de Jaru, onde foi recebida pela presidente, vereadora Tatiane Domingues, e equipe administrativa.

Na pauta, assuntos como estruturação das procuradorias e assessorias jurídicas, controle de diárias e critérios de julgamento das prestações de contas dos prefeitos.
“Estar alinhado aos órgãos de controle é essencial para o bom desempenho da nossa Câmara, porque quem ganha com isso é a nossa população”, disse a presidente.
VISITA À PROMOTORIA DE JUSTIÇA
Ainda em Jaru, o MPC realizou uma visita institucional à Promotoria de Justiça. O procurador-geral se reuniu com os promotores Victor Monfredinho e Roosevelt Queiroz Costa Júnior.

A visita reforçou a parceria entre o MPC e o Ministério Público Estadual na cooperação em defesa do interesse público.
Com esse trabalho, o MPC reforça seu compromisso como fiscal da lei e de estar próximo dos gestores para uma atuação mais eficiente e transparente.