Meta com propósito: TCE-RO vive dia histórico de inspiração e engajamento em benefício da sociedade
Para fortalecer a cultura organizacional voltada a resultados que beneficiam diretamente a vida do cidadão, o presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Wilber Coimbra, conduziu, nesta quinta-feira (23/10), o minicurso “Meta com propósito: Quando clareza, método e rotina geram resultados que impactam”.
O evento foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) e marca a abertura das comemorações pelo Dia do Servidor, a ser celebrado em 28 de outubro.
Participaram, membros, gestores, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

A ação educacional integra o Programa Sinergia e representa um chamamento à autorreflexão e à responsabilidade coletiva em torno de uma governança pública efetiva, humana e baseada em evidências.
INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Em sua apresentação, o presidente Wilber Coimbra lembrou que metas não são apenas números, mas instrumentos de transformação social.
“Ao priorizar a gestão orientada por resultados, reafirmamos o compromisso do Tribunal com uma governança pública que entrega, impacta e humaniza, garantindo que cada decisão institucional reverbere, conscientemente, na vida dos cidadãos rondonienses”, destaca Wilber.
A ação educacional permite, ainda, um alinhamento estratégico e inspiração institucional, convocando os agentes públicos a enxergarem sentido no processo de trabalho, clareza na meta e propósito na entrega.
“Cumprir metas com propósito é cumprir, verdadeiramente, a missão pública de transformar a sociedade”, acentua o presidente do TCE.

CULTURA DE PROPÓSITO, NÃO DE IMPOSIÇÃO
Além de falar, o presidente Wilber Coimbra também ouviu. Ele dialogou com os servidores e reforçou a necessidade de que a liderança faça uma escuta ativa como prática de gestão.
Ao final do minicurso, servidores ressaltaram os pontos mais marcantes. “Destaco o propósito, algo que trabalhamos constantemente no Tribunal. E tem a ver com proporcionarmos melhores entregas à sociedade”, disse o servidor Filipe Baraúna.

Já o servidor James Paiva destacou a linguagem clara e objetiva utilizada pelo presidente do Tribunal. “É uma palestra bem direta, pontuando a responsabilidade de todos com suas atividades. Gostei muito”, comentou.

Para o servidor Gabriel Figueiredo, a palestra mostrou a importância da nova realidade que vive o TCE: “O presidente Wilber traz novas ideias para, principalmente, abrir nossa mente a uma nova realidade”.

NOVA MENTALIDADE, MAIS HUMANIZADA
O Tribunal de Contas de Rondônia tem se destacado nacionalmente por sua atuação técnica, mas agora começa a ser reconhecido também por sua cultura humanizada, que coloca o servidor no centro da transformação institucional.

“Demonstrar que nós, servidores do TCE, estamos aqui para entregar valor público e, assim, impactar positivamente na vida das pessoas, como nos induz o presidente Wilber Coimbra”, ressalta a servidora Ilma Brito.

A servidora Maria de Jesus também revelou o que mais a agradou no minicurso: “O modo aprofundado como o presidente tratou os assuntos, e também trazendo exemplos práticos, o que ajuda muito no entendimento”.

Gestor da área de TI, Hugo Viana acredita que os participantes conseguiram, de fato, captar o propósito da ação educacional: “O que o Tribunal de Contas tem a oferecer tanto para os servidores quanto, e principalmente, para a sociedade”.




