Pular para o conteúdo
Sem categoria

Manual com novas regras da contabilidade pública é repassado durante curso em Cacoal

A leitura e o entendimento do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicação que detalha as novas regras da contabilidade pública brasileira, foi uma das dicas repassadas, nesta segunda-feira (20), aos participantes do curso sobre o tema, em Cacoal. A capacitação é realizada pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

De acordo com o auditor do TCE, Omar Pires, que juntamente com o também auditor Erivan Oliveira e os técnicos Francisco Barbosa, Allan Albuquerque e Jorge Eurico ministram a capacitação, o manual, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), objetiva padronizar os procedimentos contábeis e visa ampliar a transparência das contas públicas, nos três níveis de governo.

“Esse manual passa, a partir de agora, a ser leitura obrigatória para todos que trabalham ou militam na contabilidade pública”, diz Omar, lembrando que o livro (disponível no site do Tribunal, na aba “Conheça o TCE-RO/Escola Superior de Contas”, link “Arquivos de cursos”) trata não só das alterações que estão sendo implementadas no setor público contábil nacional, como também aspectos legais e conceituais das normas, inclusive a convergência com as regras internacionais.

Ainda com relação às mudanças por que passa a contabilidade pública do país, o auditor Erivan Oliveira, que ministrou a palestra de abertura do curso nesta segunda-feira, no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal, disse que as novas regras representam um importante avanço, visando à melhoria da gestão pública. “A proposta é que se tenha um completo sistema de informações contábeis, que vão auxiliar o setor público, inclusive, na tomada de decisões”, explica.

CONTINUIDADE

O curso sobre as novas regras da contabilidade pública que o TCE está realizando para seus jurisdicionados e os profissionais que prestam serviços contábeis para os municípios continua nesta terça-feira (21), totalizando 16 horas-aula de carga horária. Além de Cacoal, o evento, que teve sua primeira etapa em Vilhena, na semana passada, será realizado em Ariquemes, na próxima quinta (23) e sexta-feira (24) e Porto Velho (nos dias 27 e 28).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo