Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE vê irregularidade e determina suspensão de licitação para compra de equipamentos de TI

Impropriedades detectadas no edital levaram o Tribunal de Contas (TCE), de forma monocrática, a determinar a paralisação do pregão eletrônico realizado pela Superintendência Estadual de Licitações e Contratos (Supel) para atender à Secretaria de Educação (Seduc) com a aquisição de equipamentos de tecnologia da informação (TI) para estruturação do projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.

O certame, cujo orçamento supera a cifra de R$ 8,9 milhões, foi paralisado devido ao apontamento pelo corpo instrutivo do TCE de irregularidades que afrontam a legislação que rege as licitações e que, caso não sanadas, enfraquecem a legitimidade do procedimento licitatório. Foram anotadas ainda falhas na especificação dos equipamentos que poderão levar o Estado a adquirir bens obsoletos.

Na decisão, o Tribunal ainda ressalta a não demonstração, de forma clara e precisa, pelos licitantes quanto à adequação e motivação da despesa, bem como o fato de não ter sido apresentada ampla pesquisa de preços, que possa ser considerada representativa dos valores oferecidos no mercado, o que abre a possibilidade de possível dano ao erário.

Em face disso, o TCE determinou a suspensão do pregão eletrônico deflagrado pela Supel/Seduc, até nova autorização pela Corte de Contas. O processo, de nº 1293/2013, também já foi analisado pelo Ministério Público de Contas (MPC), cujo parecer já se encontra disponível no portal do TCE.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo