Pular para o conteúdo
Sem categoria

Trabalho de auditoria do TCE é apresentado ao novo secretário de Educação

Recém-empossado no cargo, o novo secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, esteve reunido nesta sexta-feira na sede do Tribunal de Contas, em Porto Velho, com a comissão da auditoria operacional que está sendo executada pelo TCE na área de educação, em atendimento ao termo assinado em âmbito nacional pelos Tribunais de Contas visando aferir a qualidade do ensino médio no Brasil.

Na oportunidade, o presidente da comissão de auditoria, conselheiro substituto Omar Pires Dias, falou ao secretário sobre os objetivos do trabalho, entre os quais, identificar os problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio nos estados brasileiros, bem como avaliar as ações governamentais para resolver essas questões.

Especificamente em relação à auditoria no ensino médio em Rondônia, Omar detalhou as ações já realizadas, que incluíram, entre outras fases, a de planejamento, bem como levantamento e coleta de dados, com visitação a um total de 24 escolas de todo o Estado e aplicação de questionários para a comunidade escolar (alunos, professores e diretores).

Atualmente, segundo Omar, a comissão trabalha na formatação da Matriz de Achados, documento-base para compor o relatório que será encaminhado ao conselheiro relator das contas da Seduc para análise e apreciação da matéria e consequentemente apresentação do plano de ação visando à implementação das medidas corretivas por parte da Secretaria de Educação.

O relatório também será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), já que a auditoria operacional que avalia o ensino médio das escolas públicas integra um esforço nacional, firmado por meio um termo de cooperação entre os TCs com essas instituições.

ATUAÇÃO PROATIVA

Além de ouvir as explicações e tirar dúvidas sobre a auditoria, o novo titular da Seduc, Emerson Castro, falou da atuação proativa e corretiva do TCE, quando necessária, e sua contribuição à área de educação do Estado, ao fazer esse trabalho que, segundo ele, formalizará balizas importantes para a melhoria do setor educacional.

Ainda segundo Emerson Castro, após a consolidação dos resultados da auditoria pelo TCE e sua consequente apresentação à Seduc, a ideia é reunir os gestores da área de educação para não só tomar conhecimento das recomendações e do plano de ação, mas multiplicarem essas informações.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo