Comitê Gestor da Atricon entrega avaliação prévia ao TCE-RO
Os integrantes do Comitê Gestor do Programa de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, desenvolvido pela Associação Nacional dos Membros e Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entregaram no final da tarde dessa quinta-feira (18) ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) o relatório da avaliação prévia realizada na instituição.
Após realizarem a apreciação das informações e documentos fornecidos pelo TCE-RO, contrapondo-as às regras e parâmetros constantes do regulamento do programa, e ainda visitarem setores da Corte, o grupo, formado pelas conselheiras Maria Teresa Garrido (TCM-GO) e Soraia Victor (TCE-CE), pelo diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Nunes, e pela assessora da Presidência do TCE-RS, Debora Pinto da Silva, manifestou algumas impressões colhidas durante o trabalho realizado.
A organização, o comprometimento e o zelo na apresentação do material feita pelo TCE rondoniense foram pontos enfocados pelos integrantes do Comitê, os quais permitiram maior agilidade no trabalho de avaliação, iniciado e terminado no mesmo dia. “Gostaria de parabenizar o TC de Rondônia pela forma sólida, convincente e séria com que atua”, disse a conselheira Maria Teresa.
A vontade de acertar demonstrada por membros e servidores do Tribunal foi ressaltada pela conselheira Soraia Victor. “Saio de Rondônia convencida de que o TCE está no caminho certo”, afirmou, destacando, particularmente, a constatação da convergência entre o Plano Estratégico do TCE para o período 2011/15 e as diretrizes estabelecidas pela Atricon no programa de avaliação.
Também o diretor-geral Valtuir Nunes externou a boa impressão colhida depois da avaliação e das visitações realizadas no TCE. “Após tudo o que vimos e avaliamos, é preciso que se diga: o Tribunal de Contas de Rondônia está bem avançado, e isso deve ser valorizado”.
Já o presidente do TCE, conselheiro José Euler, inicialmente reiterou a importância da visita técnica e da avaliação da Atricon para a melhoria e o aperfeiçoamento do sistema dos Tribunais de Contas do Brasil. Também citou e agradeceu o empenho e o amplo engajamento de toda a instituição durante a avaliação da Atricon, envolvendo membros e todos os servidores.
As conclusões das avaliações dos TCs que aderiram ao programa da Atricon serão apresentadas em um relatório unificado durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES), ocasião em que também será divulgado mapa da situação do sistema de controle externo brasileiro, incluindo as avaliações pormenorizadas de cada Corte de Contas partícipe do programa.