Sem categoria

Técnico do TCE-RO faz palestra aos acadêmicos da Unir de Cacoal

Na próxima segunda-feira, o diretor do Departamento de Controle dos Municípios do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (DCM-TCE) Omar Pires Dias, fará uma palestra sobre Prestação de Contas, no município de Cacoal. Durante o evento, ele vai abordar o lado prático deste trabalho, envolvendo balanços públicos e demais demonstrativos exigidos pela legislação federal e pelo TCE-RO.

A palestra é destinada aos acadêmicos de sexto e sétimo semestres do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Segundo Omar Pires Dias, essa apresentação foi solicitada junto à presidência do TCE-RO, pela chefe do Departamento de Administração e Ciências Contábeis da instituição federal de ensino superior, Lucia Setsuku Ohara Yamada.

O evento será realizado no auditório da Escola Daniel Berg, em Cacoal, a partir das 19 horas. Estima-se a presença de 100 pessoas, entre os acadêmicos e professores da área contábil. Para o técnico de controle externo do TCE-RO, esse encontro é uma oportunidade de fazer uma troca de experiências e, principalmente, para divulgar as ações e atuação do Tribunal de Contas, na análise e fiscalização das contas públicas.

Omar Dias vai mencionar as formas de controle do setor público, dando ênfase à composição da prestação de contas anual que as entidades devem encaminhar ao Tribunal para análise e emissão de parecer, bem como a obrigatoriedade da remessa de outros documentos exigidos pela Corte de Contas. O evento terá uma parte de exposição e outra para questionamentos.

Omar Pires Dias, já tem uma série de trabalhos publicados na área de finanças públicas, sendo uma das pessoas mais qualificadas para abordar este tema junto aos acadêmicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo