Sem categoria

Diálogo Público em RO é encerrado com palestras e debates no TCE

Com o propósito de promover a melhoria da governança pública e ajudar os gestores a implantar medidas preventivas a fim de se evitar irregularidades na administração pública, o Diálogo Público, uma realização do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), encerrou-se nessa terça-feira (2), em Porto Velho, reunindo mais de 200 pessoas no auditório do TCE-RO.

Durante as mais de oito horas do evento, seis palestras foram realizadas, sendo três à tarde, cuja programação foi aberta pela apresentação do conselheiro da Corte de Contas rondoniense, Wilber Coimbra, com o tema “Desafios contemporâneos da gestão pública: eficiência, eficácia e efetividade”.

Em sua explanação, o conselheiro Wilber pontuou, entre outros aspectos, a exigência dos tempos atuais quanto a uma gestão pública realizada de forma gerencial, com ênfase à eficiência (meios e métodos necessários à consecução dos objetivos), à eficácia (que é a busca do resultado) e à efetividade (visando produzir melhoria e transformação na vida das pessoas).

Também foi abordada no Diálogo Público a gestão de riscos e o controle no âmbito das licitações e contratos públicos, durante palestra ministrada pelo secretário de Controle Externo de Aquisições e Logísticas do TCU, Frederico Goepfert Junior.

Já o auditor do TCU, Alessandro Fontenele, falou dos riscos e controles dos convênios públicos, enfatizando as principais características da governança aplicadas aos convênios, entre as quais a transparência, a eficiência, a observância às leis, a responsabilidade e a prestação de contas.

A edição rondoniense do Diálogo Público, que contou também com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), teve, antes de seu encerramento, um momento para os participantes exporem suas dúvidas e questionamentos aos palestrantes e a representantes do TCU, do TCE-RO e da CGU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo