Sem categoria

Lixo preocupa o Amapá, estado mais preservado do país

O Amapá possui uma particularidade entre os da região amazônica: Possui 98%da cobertura vegetal intacta, se caracterizando como o Estado mais preservado do Brasil. Foi o que demonstrou a técnica de controle externo do Tribunal de Contas amapaense, Dacicleide Souza Cunha, na palestra durante o Painel Amazônico, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Ela explicou que o Estado não sofre com o desmatamento, ressaltando que, embora o TCE amapaense não tenha desenvolvido ações concretas na área ambiental, já existe um planejamento de auditorias específicas para atender a essa área.
Dacicleide explicou que este trabalho deve iniciar no segundo semestre deste ano, e deverá ter como foco principal a coleta e armazenamento do lixo. De acordo com a explanação da representante amapaense, esta é a principal preocupação do TCE-AP no que diz respeito às questões ambientais daquele estado.
A palestrante lembrou ainda que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente elaborou um projeto para encaminhar à Assembléia Legislativa, para que a secretaria tenha dotação orçamentária para movimentar recursos de compra e venda de lixo reciclável. E as empresas recicladoras de Belém devem ser o destino do lixo recolhido.
Dacicleide Cunha informou ainda que o Amapá também desenvolveu um projeto de desenvolvimento sustentável, que foi apresentado na Inglaterra, sobre Educação Ambiental, para ser financiado pela Organização Não Governamental (ONG), mantida pelo príncipe Charles, herdeiro do trono daquele país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo