Sem categoria

TCE DIZ QUE ESTADO TEVE SUPERÁVIT DE ARRECADAÇÃO

O estado de Rondônia obteve uma arrecadação no exercício de 2008 na ordem de R$ 3.894 bilhões, ou seja, R$ 810 milhões a mais se comparado com o exercício de 2007, representando um aumento de aproximadamente 24%. Os dados foram apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Segundo o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, responsável pelo estudo que acompanhou a receita arrecadada do estado, esse aumento de arrecadação já tinha sido previsto em setembro de 2008, quando apresentou os números sobre a execução orçamentária para o exercício, baseando-se na evolução de crescimento do Estado. O conselheiro acrescentou que essa arrecadação pode sofrer uma alteração de 1 a 2%, em decorrência do float (dinheiro em circulação nos bancos proveniente de impostos pagos pelos contribuintes e ainda não creditados ao governo).

Para o Tribunal de Contas os números apresentados decorrem de embasamento técnico previsto em sua Instrução Normativa 01/99-TCE/RO, utilizando-se de métodos de planejamento de tendência histórica aliado ao de acompanhamento estacional, o que permite maior confiabilidade e segurança na previsão dos valores a serem arrecadados pelo Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar