Pular para o conteúdo
Sem categoria

DCA PARTICIPA DE AÇÃO CONJUNTA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

O Departamento de Controle Ambiental – DCA, participou do Programa de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas, desenvolvido no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, na sub-bacia do rio Boa Vista, onde foram coletados dados para monitoramento de água na área de manancial, bem como a recuperação das matas ciliares às margens desse rio. Esta ação teve a participação de várias entidades, dentre elas o SIPAM, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ouro Preto, a UNIR e CPRM. Esta atividade está dentro do planejamento de monitoramento e levantamento de dados quali-quantitativos dos cursos dágua da bacia de captação de água para abastecimento público do município de Ouro Preto, e foram realizadas em quatro etapas: no pico da estação seca, no pico da estação de cheia e nos intervalos entre elas.

Outros órgãos já se incorporaram a este projeto de recuperação, como a Federação das Indústrias de Rondônia – FIERO e a Polícia Ambiental do Estado de Rondônia, com um projeto para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa (certificação CarbonFree), que já está no início de sua execução, com o plantio de 5.000 mudas na área da bacia do rio Boa Vista.

O nível de conscientização ambiental, resultante do projeto, é considerado surpreendente. No início do exercício de 2008 tínhamos a previsão de plantio de 3.000 mudas, e hoje já atingimos 60.000 mudas disponíveis para plantio, disse o diretor do DCA, Manoel Fernandes Neto.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo