Pular para o conteúdo
Sem categoria

Técnicos do TCE tiram dúvidas e dão sugestões de gestão em Ouro Preto

Por solicitação do prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, os técnicos de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Leonardo Emanoel Monteiro e Zelavir Costa de Oliveira, estiveram no município para dar orientações sobre administração pública aos técnicos da prefeitura local. O encontro aconteceu no período de 27 a 30 de abril, na sede da prefeitura de Ouro Preto.
De acordo com Leonardo Monteiro, as principais dúvidas apresentadas foram com relação às áreas da contabilidade, educação e saúde.
Na questão da educação, foi detectado que o rendimento dos alunos, que está bem abaixo dos índices aceitáveis pelo Ministério da Educação (MEC), está relacionado com a precariedade das estradas vicinais, que prejudica o acesso do ônibus para buscar os alunos, obrigando os mesmos a irem a pé ou de bicicleta pra a escola, ocasionando atrasos constantes dos estudantes e alto índice de falta. Os técnicos do TCE recomendaram a melhoria urgente dessas estradas. Também foi detectado que há falta de professores.
Na questão da saúde, foi sugerida a melhora na gestão dos hospitais e postos de saúde da região, que hoje estão sem medicamentos e equipamentos necessários para o funcionamento básico, e até falta de médicos.
Na parte administrativa, depois de ouvir os relatos dos funcionários participantes, os técnicos do TCE sugeriram a melhoria na estrutura administrativa e a estipulação de metas como forma de motivação, bem como a necessidade de capacitação de pessoal e melhorias no sistema de informática para dar mais eficácia ao gerenciamento e controle.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo